A quinta edição da Black Friday no Brasil, que acontecerá dia 28 de novembro, tem a expectativa de ultrapassar R$ 1,2 bilhão em vendas, de acordo com a E-bit, equivalendo a um crescimento de 56% em relação ao ano passado. Ainda assim, uma das maiores preocupações do setor é com a confiança do consumidor por conta da má conduta de algumas empresas, que realizam ofertas maquiadas e inflacionadas, a credibilidade do maior evento comercial do mundo vem se comprometendo no Brasil. Segundo André Miotto, consultor de negócios e sócio-diretor da AMX Soluções em gestão integrada, “o despreparo do varejo é facilmente percebido pelo consumidor, por isso é preciso se planejar, para que o tiro não saia pela culatra”.
Veja três dicas de Miotto para não errar no evento:
– Por que participar da Black Friday? Os eventos Black Friday, Week ou Weekend marcam o início de um momento muito esperado pelo comércio: o fim do ano. O Natal e as festas significam uma oportunidade de aumento nas vendas, muitas vezes superando todo o resto do ano. Além de todas as expectativas de vendas da Black Friday, percebe-se a fidelização dos clientes, que retornam às mesmas lojas (físicas ou virtuais), no mês seguinte, para as compras de Natal.
– Quando não participar da Black Friday? Não deve participar o comerciante que não se preparou. Calcular corretamente o valor dos descontos para não fechar no vermelho é vital. Portanto, é preciso ter inteligência, enxergar à frente e não se deixar levar pelas ofertas dos concorrentes, querendo superá-las a qualquer custo. Outro ponto fundamental é ter estoque. O comerciante pode ter um significativo desgaste de reputação de marca caso não tenha capacidade de atender a todos os pedidos. Contratar vendedores temporários bem preparados e ajustar os processos de logística para atender ao aumento da demanda também são ações preventivas essenciais.
– Boas práticas na Black Friday. Em primeiro lugar, planeje-se para adquirir o selo “Black Friday Legal”, criado pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico. As empresas que ganham o selo se comprometem a, entre outras coisas, oferecer descontos verdadeiros e não maquiar preços durante o evento. Aproveite enquanto é tempo e planeje com muito cuidado e atenção nos detalhes para não perder esta grande oportunidade. Atenção, principalmente para: estoques completos, de acordo com a previsão de vendas; recursos materiais e humanos; tecnologia e TI; divulgação bem feita; preços corretos; treinamento para os funcionários envolvidos; logística. Com planejamento, o ganho é certo na Black Friday!