Um fim de ano diferente

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Thais Marca
Thais Marca

A temporada de compras de fim de ano será diferente em muitos aspectos devido à pandemia Covid-19. Além disso, compras sustentáveis serão prioridade de muitos consumidores. As informações fazem parte do estudo “Home for the Holidays”, do IBM Institute for Business Value, feito em outubro e que inclui insights de mais de 12.500 consumidores do Brasil, Canadá, Alemanha, Índia, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos. Ele revelou como a perspectiva do consumidor e os planos de compras, viagens e férias estão mudando globalmente em meio ao Covid-19.

De acordo com a pesquisa, 54% dos consumidores globais relataram que estão dispostos a mudar os hábitos de compra nas férias e festas de fim de ano para ajudar a reduzir o impacto ambiental. Essa perspectiva foi ainda mais notada em alguns países ao redor do mundo, como Índia (74%), México (74%) e aqui no Brasil (66%). Apesar da redução dos orçamentos e empregos de muitos consumidores causada pelo Covid-19, os compradores estão procurando mais do que apenas um bom negócio: 66% dos consumidores pesquisados no Brasil relataram que irão considerar a sustentabilidade em grande medida ao comprar ou escolher uma marca este ano.

“Os consumidores atualmente esperam que as marcas com que fazem negócios estejam alinhadas com seus valores ambientais e sociais. Os varejistas são desafiados como nunca a atender esses novos comportamentos que foram intensificados durante a pandemia. Para emergirem fortes nesse contexto, eles precisarão fazer investimentos em duas frentes – tecnologia e pessoas,” diz Thais Marca, Managing Partner de IBM Services na América Latina.

Compras online continuarão a reinar
O estudo mostra que 64% dos consumidores brasileiros pesquisados indicaram que planejam comprar on-line, enviar para casa ou outros destinos, ou comprar on-line e retirar na loja, três vezes mais em relação ao ano passado. De acordo com o relatório, enquanto 80% dos consumidores brasileiros pesquisados compraram na loja física no ano passado nessa época do ano, apenas 36% planejam fazê-lo neste ano. Ao escolher os presentes, os consumidores pesquisados relataram que preferem produtos a experiências. Muitos entrevistados da pesquisa no Brasil disseram que vão gastar mais em móveis (+ 35% que no ano passado), entretenimento digital / streaming (+ 31% que no ano passado) e produtos eletrônicos (+ 16% que no ano passado).

Planos de viagens e férias
As preocupações com a pandemia continuam altas, de acordo com o estudo. No Brasil, 86% dos consumidores pesquisados estão preocupados com uma segunda onda de Covid-19 em 2020 e 90% dizem que a pandemia os deixou mais preocupados com a saúde e segurança de suas famílias. Com essas preocupações em mente, muitos consumidores relatam mudanças em seus planos típicos de viagens e férias nesta temporada. Mais da metade dos consumidores brasileiros pesquisados que costuma viajar durante as férias afirma que planeja viajar menos nessa temporada, e 29% dos entrevistados ainda estão indecisos sobre seus planos. Além disso, os consumidores brasileiros esperam aumentar o uso de carros pessoais em 20% e os carros de aluguel em 50% como seu principal meio de transporte em comparação com o ano passado, e esperam viajar 39% menos de avião do que no ano passado.