O portal corporativo do Unibanco acaba de passar por uma reformulação, que teve como objetivo torná-lo uma ferramenta mais objetiva, dinâmica e funcional. O projeto foi desenvolvido pela EverMedia, agência de marketing interativo, e resultou em novas arquiteturas de informação e navegação, além de novo padrão visual.
“O portal foi lançado em 2001, em um momento que o mercado de forma geral estava aprendendo a lidar com Internet e não entendia o grande potencial da Intranet. O projeto implementado estava alinhado às necessidades da empresa na época. Com o passar do tempo, o Unibanco passou por diversas mudanças, o que fez com que a comunicação interna passasse a ter um papel ainda mais relevante na consolidação da nova cultura. Foi então, que visualizamos a necessidade de mudar também a nossa Intranet”, analisa Kátia Oliveira, superintendente de Comunicação Corporativa do Unibanco.
Como o portal agrega uma ampla gama de informações, que foram incorporadas ao longo do tempo, alguns problemas de navegação e usabilidade, pela forma como os dados estavam estruturados, eram comuns e dificultavam a utilização por parte dos 29 mil colaboradores. “Criamos um portal que foi totalmente desenvolvido com a ajuda dos usuários, em todas as fases do projeto. O site reúne informações e ferramentas focadas no aumento da produtividade, no autodesenvolvimento e na integração de todos os colaboradores”, diz a executiva.
Para chegar ao resultado proposto, a agência utilizou um completo estudo de usabilidade em todas as seções do portal. Além disso, aplicou os conceitos de card sorting – teste com cartões: técnica usada no planejamento e reestruturação de um novo site para definir a estrutura de navegação e menu – e análise heurística, que conta com consultores especializados que avaliam minuciosamente o protótipo ainda em papel do projeto e anotam a percepção dos serviços e informações apresentados. A partir daí, os passos necessários são reconstituídos para o cumprimento de cada tarefa, com o objetivo de refinar a arquitetura de informação.
“O nosso desafio foi entender a necessidade dos usuários, em paralelo com a abrangência do negócio, e desenvolver um projeto que fosse intuitivo e que diminuísse o número de cliques para se chegar às informações, os dois principais problemas apontados”, explica Heloísa Ticianelli, gerente de Marketing e Novos Negócios da EverMedia.