Estudo sobre o Dia dos Namorados revela que 51,2% dos consumidores pretendem ir às compras para a data e que 16,7% ainda estão na dúvida. Além disso, das pessoas engajadas, 40,3% já estão pesquisando por ofertas, enquanto 36,5% dos consumidores que ainda não estão buscando, pretendem começar 15 dias antes do evento e outros 20,8%, com uma semana de antecedência. A pesquisa foi realizada pela Social Miner junto com a Opinion Box com 500 pessoas, de todo Brasil.
Nesse contexto, para 70% dos consumidores que responderam o estudo, sites como Google e Bing são os meios de pesquisa favoritos. Mas redes sociais, comparadores de preço e os próprios e-commerces também aparecem como fontes escolhidas por 55,1%, 53,5% e 51,4% do público, respectivamente – sendo que a soma ultrapassa os 100%, uma vez que as pessoas puderam optar por mais de um canal de pesquisa.
Ainda de acordo com o levantamento, as categorias de produtos preferidas para este Dia dos Namorados são Moda e Acessórios, Chocolates e Beleza e Saúde, com representatividade de 50%, 36,8% e 30,5%, respectivamente. Aqui a soma também excede os 100% porque o consumidor teve a chance de escolher mais de um segmento de interesse.
O estudo aponta ainda que 69,7% dos respondentes planejam comprar apenas 1 presente, e a maioria, de 36,2%, deve investir de R$50 a R$100 e outros 24,3%, de R$100 a R$500. Para pagar essa conta, o dinheiro é a opção de 53,2% das pessoas e o cartão de crédito a escolha de 48,1% dos consumidores (soma superior a 100%, por múltipla possibilidade de escolha). E, das pessoas que afirmaram optar pela compra no crédito, 63,5% disseram que pretendem parcelar suas compras e, destas, 30,1% deve dividir o valor em 3 vezes.
Outro ponto de destaque da pesquisa é que, quando questionados se fariam suas compras do Dia dos Namorados nas mesmas lojas em que compraram os presentes do ano passado, a maioria (60%) disse ainda não saber e apenas 14,3% dos consumidores demonstraram intenção de serem fiéis às marcas em que já compraram, apontando para a necessidade de que as marcas invistam em estratégias de retenção.