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Eduardo Araújo, diretor geral de vendas da FedEx no Brasil

Vantagens logísticas para impulsionar o e-commerce de PMEs

Uma vez avaliadas as demandas dos consumidores, a estrutura da empresa e as oportunidades de mercado, é possível fazer a melhor escolha em termos de parceiro logístico

Autor: Eduardo Araújo

O expressivo crescimento do comércio eletrônico nos últimos anos tem atraído a atenção dos empreendedores e se mostrado uma ferramenta eficiente para ampliação de cobertura geográfica e aumento de vendas. Competir nesse segmento requer conhecimento e investimentos em várias frentes. Nesse contexto, a logística, certamente, é fator determinante para o sucesso.

Uma estratégia logística acertada pode aumentar a produtividade e a competitividade das empresas, além de otimizar as relações com clientes e fornecedores neste mercado poderoso, competitivo e com muitas oportunidades. Por isso, é fundamental estar atento a tendências que possam facilitar esse processo.

A logística oferece soluções capazes de atender empresas de diferentes tamanhos e necessidades. Compartilho aqui algumas dicas e possibilidades que estão ao alcance dos pequenos e médios empresários que querem alavancar seu e-commerce.

O primeiro passo: entender as demandas dos consumidores

De acordo com pesquisa da Opinion Box, as principais reclamações dos consumidores de e-commerce são atrasos (51% dos clientes já receberam seus produtos após o prazo) e mercadoria entregue com defeito (34% dos ouvidos pela pesquisa relatam o problema). Já o estudo Comportamento do Consumidor na Tela de Rastreio mostrou que os usuários acessam em média 60 vezes o código de rastreio entre o momento de finalização da compra e a entrega da encomenda no local escolhido.

Diante disso, não há dúvidas de que a entrega dos produtos no tempo estipulado, embalagem de qualidade e rastreamento detalhado do pedido são parte das expectativas que os consumidores possuem na hora de fazer uma compra on-line. Ter tudo isso no planejamento go-to-market é um bom começo para estruturar um pacote logístico que entregue as demandas dos clientes e ajude a garantir uma boa experiência de compra.

Escolhendo a estrutura logística ideal

Na maioria dos casos, as PMEs têm equipes enxutas e com conhecimento em seu core business. Não é comum que elas tenham especialistas em áreas de suporte, como é o caso da logística. O desconhecimento do tema acaba tornando a vida dos empreendedores mais difícil. Por isso, é importante contar com especialistas e a terceirização pode ser a opção mais adequada.

Na hora de pensar na cadeia logística, é preciso se fazer algumas perguntas:

  • A minha atual estrutura logística dá conta do crescimento que planejo para o negócio?
  • Como posso crescer a minha estrutura logística sem dar um “passo maior que a perna”?
  • Terceirizar seria a melhor solução? Terceirizar totalmente ou parte do processo?

No mercado, há empresas para atender todo tipo de necessidade dos empreendedores. É possível contratar pequenos ou grandes parceiros, com diferentes níveis de automação e soluções para o negócio, com pacotes personalizados ou de prateleira. Há, ainda, ofertas fulfillment, que cobrem todas as etapas da cadeia de distribuição, ou serviços fracionados.

De olho em oportunidades: benefícios fiscais

Pensando em promover investimentos e atrair empresas para dinamizar a economia local, alguns Estados do Brasil oferecem benefícios tributários. Essas são oportunidades que empresas, junto de seus parceiros logísticos, podem aproveitar para alavancar seus negócios.

No Espírito Santo, por exemplo, há programas de benefícios como o Invest-ES, Inova-ES e o Programa de Desenvolvimento Econômico, além do Compete-ES, que foca em aumentar a competitividade empresarial. Há, também, por meio desse último benefício, uma redução no ICMS para empresários do comércio eletrônico. Além disso, é um estado estrategicamente localizado para o escoamento de cargas, já que faz fronteira com Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, além de estar próximo de São Paulo e ser porta de entrada para a região Nordeste do País.

A Região Metropolitana de Vitória (ES) é reconhecida pelo seu potencial econômico graças à sua robusta infraestrutura. Com dois portos importantes, Tubarão e Praia Mole, e rodovias como a BR-101 e BR-262, está bem conectada com o resto do País. As ferrovias Vitória a Minas e Centro Atlântica, além do Aeroporto Eurico Salles, em expansão, complementam o sistema de transporte, tornando o local um ponto estratégico para a operação logística.

Em busca do melhor parceiro logístico

Uma vez avaliadas as demandas dos consumidores, a estrutura da empresa e as oportunidades de mercado, é possível fazer a melhor escolha em termos de parceiro logístico. E, claro, é importante também que o empreendedor busque um pacote de serviços que se adeque às suas necessidades.

A FedEx, por exemplo, tem soluções para pequenas e médias empresas e, também, para grandes clientes. A companhia oferece serviços que cobrem toda a cadeia de suprimentos e desenha pacotes de soluções personalizados para cada cliente.  São consideradas desde consultoria para exportação, para os clientes que querem vender para outros países, até a localização do centro de distribuição com melhores condições fiscais para aqueles que estão vendendo no mercado interno. A FedEx possui centros logísticos por todo o País, incluindo São Paulo e Espírito Santo – com duas filais, em Cajamar (SP) e Serra (ES), que são os maiores centros logísticos da empresa na América Latina. Eles contam com tecnologia de ponta em segurança e automação que permite que os processos sejam mais rápidos, flexíveis e confiáveis.

A tendência de crescimento do e-commerce deve continuar e isso representa uma oportunidade para pequenas e médias empresas.  Adotar a postura de sempre reavaliar a estrutura, estratégia e parceiros logísticos é um caminho valioso para garantir vantagem em um mercado cada vez mais competitivo.

Eduardo Araújo é diretor geral de vendas da FedEx no Brasil. 

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