Empresa |
Segmento |
Nota |
Apple |
Serviços Digitais |
9,21 |
Nespresso |
Varejo – Redes Alimentícias/Fast-food |
9,19 |
Netflix |
Serviços Digitais |
9,16 |
O Boticário |
Varejo – Higiene e Cosméticos |
9,14 |
Itaú Unibanco |
Bancos e Serviços Financeiros |
9,13 |
Starbucks |
Varejo – Redes Alimentícias / |
9,11 |
Google |
Serviços Digitais |
9,09 |
Chilli Beans |
Varejo – Óticas, Joias e Adereços |
9,09 |
Magazine Luiza |
Varejo – Eletro |
9,09 |
Mercado Livre |
Varejo On-line |
9,09 |
Uber |
Serviços Digitais |
9,08 |
XP Investimentos |
Bancos e Serviços Financeiros |
9,07 |
Hospital Israelita Albert Einsten |
Saúde |
9,07 |
Santander |
Bancos e Serviços Financeiros |
9,06 |
Bradesco |
Bancos e Serviços Financeiros |
9,06 |
Youse |
Seguros |
9,06 |
Porto Seguro |
Seguros |
9,05 |
99 |
Serviços Digitais |
9,05 |
Reserva |
Varejo – Vestuário e Moda |
9,04 |
Caixa |
Bancos e Serviços Financeiros |
9,04 |
Ipiranga |
Distribuição |
9,04 |
Banco do Brasil |
Bancos e Serviços Financeiros |
9,04 |
Claro |
Convergência |
9,03 |
Multiplus |
Fidelidade |
9,03 |
Whirlpool |
Bens de Consumo Duráveis |
9,03 |
Riachuelo |
Varejo – Vestuário e Moda |
9,03 |
Open English |
Varejo – Educação |
9,02 |
Smart Fit |
Varejo – Turismo & Serviços |
9,02 |
The Beauty Box |
Varejo – Higiene e Cosméticos |
9,02 |
Ultrafarma |
Varejo – Farmácias |
9,01 |
Nubank |
Bancos e Serviços Financeiros |
9,01 |
Carmen Steffens |
Varejo – Vestuário e Moda |
9,01 |
Wine.com.br |
Varejo – Varejo On-line |
9,00 |
Coca-Cola |
Bens de Consumo não duráveis |
9,00 |
Dr. Consulta |
Saúde |
8,99 |
Natura |
Varejo – Higiene e Cosméticos |
8,98 |
Schutz |
Varejo – Vestuário e Moda |
8,98 |
RaiaDrogasil |
Varejo – Farmácias |
8,96 |
Nestlé |
Bens de Consumo Não Duráveis |
8,92 |
P&G |
Bens de Consumo Não Duráveis |
8,90 |
Facebook |
Serviços Digitais |
8,84 |
Academia Bio Ritmo |
Varejo – Turismo & Serviços |
8,83 |
Trivago |
Varejo – Turismo & Serviços |
8,79 |
Estante Virtual |
Varejo – Varejo On-line |
8,79 |
Avianca |
Aviação |
8,78 |
Banco Original |
Bancos e Serviços Financeiros |
8,77 |
Beauty´in |
Bens de Consumo Não Duráveis |
8,71 |
Netshoes |
Varejo – Varejo On-line |
8,66 |
Vaniday |
Varejo – Varejo On-line |
8,62 |
CVC |
Varejo – Turismo & Serviços |
8,61 |
Varejistas despontam em ranking de inovação
O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, que mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações com o consumidor final, aponta o segmento varejista como o setor econômico mais maduro quando o assunto é propiciar novos incrementos na interação com o cliente. De acordo com o levantamento desenvolvido pela consultoria Dom Strategy Partners, das 50 empresas mais inovadoras, 43% tem atuação no varejo.
A análise sinaliza que o varejo atualmente é o setor que entrega uma melhor experiência de relacionamento ao cliente porque foca as ações estratégias à fatores como oferta de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento. Outro critério importante avaliado pela pesquisa é a iniciativa do varejo em levantar bandeiras e causas atuais da sociedade como empoderamento da mulher, justiça social e a valorização da diversidade como forma de aproximação com o público.
Com isso, a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor. “Uma boa ideia não é suficiente. Ela precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners.
O estudo traz nomes como Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks. O destaque fica para o Magazine Luiza. A varejista de eletroeletrônicos saltou de 95º colocada para 9º no ranking das 50 melhores colocadas. Um dos motivos da ascensão, segundo Domeneghetti, foi a postura adota pela marca ao integrar o físico e on-line com a disponibilização de vários canais de relacionamento para o cliente. “O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente. Houve disponibilidade, posicionamento da marca e uso de canais alternativos, três critérios importantes para inovar”, completa.
Em sua quarta edição, o estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores, e secundárias, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas nos últimos 12 meses.
Confira o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil: