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Varejistas despontam em ranking de inovação

O estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, que mostra como o universo corporativo brasileiro usa atualmente a inovação nas relações com o consumidor final, aponta o segmento varejista como o setor econômico mais maduro quando o assunto é propiciar novos incrementos na interação com o cliente. De acordo com o levantamento desenvolvido pela consultoria Dom Strategy Partners, das 50 empresas mais inovadoras, 43% tem atuação no varejo.
A análise sinaliza que o varejo atualmente é o setor que entrega uma melhor experiência de relacionamento ao cliente porque foca as ações estratégias à fatores como oferta de produtos inovadores, interatividade no ponto de contato com o cliente por meio de canais alternativos, colaboração e abordagem online, além da disponibilização de formatos e modelos de atendimento. Outro critério importante avaliado pela pesquisa é a iniciativa do varejo em levantar bandeiras e causas atuais da sociedade como empoderamento da mulher, justiça social e a valorização da diversidade como forma de aproximação com o público.
Com isso, a pesquisa não se restringe ao conceito de inovação ligada apenas à tecnologia, mas sim como objeto de fortalecimento no relacionamento da empresa com o consumidor. “Uma boa ideia não é suficiente. Ela precisa criar valor – intangível e tangível – para que possa ser propagandeada e comercializada, e assim, ser considerada uma inovação. Este é o conceito central que distingue a inovação da invenção e investigação científica”, explica Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners.
O estudo traz nomes como Nespresso, O Boticário, Reserva e Starbucks. O destaque fica para o Magazine Luiza. A varejista de eletroeletrônicos saltou de 95º colocada para 9º no ranking das 50 melhores colocadas. Um dos motivos da ascensão, segundo Domeneghetti, foi a postura adota pela marca ao integrar o físico e on-line com a disponibilização de vários canais de relacionamento para o cliente. “O aplicativo, por exemplo, é a personificação da estratégia de negócio do Magazine Luiza na qual a prestação de serviço para o consumidor passou a ser digital com a presença de lojas físicas e não ao contrário, sem criar rupturas no diálogo com o cliente. Houve disponibilidade, posicionamento da marca e uso de canais alternativos, três critérios importantes para inovar”, completa.
Em sua quarta edição, o estudo “As empresas mais inovadoras no relacionamento com o cliente”, avaliou as companhias entre os meses de abril e junho por meio de uma pesquisa com mais de três mil consumidores e informações primárias, tais como releases, relatórios, informações para investidores, e secundárias, leia-se notas, reportagens, matérias, estudos e pesquisas públicas nos últimos 12 meses.
Confira o ranking das 50 empresas mais inovadoras no Brasil:
 

Empresa

Segmento

Nota

Apple

Serviços Digitais

9,21

Nespresso

Varejo – Redes Alimentícias/Fast-food

9,19

Netflix

Serviços Digitais

9,16

O Boticário

Varejo – Higiene e Cosméticos

9,14

Itaú Unibanco

Bancos e Serviços Financeiros

9,13

Starbucks

Varejo – Redes Alimentícias /
Fast-food

9,11

Google

Serviços Digitais

9,09

Chilli Beans

Varejo – Óticas, Joias e Adereços

9,09

Magazine Luiza

Varejo – Eletro

9,09

Mercado Livre

Varejo On-line

9,09

Uber

Serviços Digitais

9,08

XP Investimentos

Bancos e Serviços Financeiros

9,07

Hospital Israelita Albert Einsten

Saúde

9,07

Santander

Bancos e Serviços Financeiros

9,06

Bradesco

Bancos e Serviços Financeiros

9,06

Youse

Seguros

9,06

Porto Seguro

Seguros

9,05

99

Serviços Digitais

9,05

Reserva

Varejo – Vestuário e Moda

9,04

Caixa

Bancos e Serviços Financeiros

9,04

Ipiranga

Distribuição

9,04

Banco do Brasil

Bancos e Serviços Financeiros

9,04

Claro

Convergência

9,03

Multiplus

Fidelidade

9,03

Whirlpool

Bens de Consumo Duráveis

9,03

Riachuelo

Varejo – Vestuário e Moda

9,03

Open English

Varejo – Educação

9,02

Smart Fit

Varejo – Turismo & Serviços

9,02

The Beauty Box

Varejo – Higiene e Cosméticos

9,02

Ultrafarma

Varejo – Farmácias

9,01

Nubank

Bancos e Serviços Financeiros

9,01

Carmen Steffens

Varejo – Vestuário e Moda

9,01

Wine.com.br

Varejo – Varejo On-line

9,00

Coca-Cola

Bens de Consumo não duráveis

9,00

Dr. Consulta

Saúde

8,99

Natura

Varejo – Higiene e Cosméticos

8,98

Schutz

Varejo – Vestuário e Moda

8,98

RaiaDrogasil

Varejo – Farmácias

8,96

Nestlé

Bens de Consumo Não Duráveis

8,92

P&G

Bens de Consumo Não Duráveis

8,90

Facebook

Serviços Digitais

8,84

Academia Bio Ritmo

Varejo – Turismo & Serviços

8,83

Trivago

Varejo – Turismo & Serviços

8,79

Estante Virtual

Varejo – Varejo On-line

8,79

Avianca

Aviação

8,78

Banco Original

Bancos e Serviços Financeiros

8,77

Beauty´in

Bens de Consumo Não Duráveis

8,71

Netshoes

Varejo – Varejo On-line

8,66

Vaniday

Varejo – Varejo On-line

8,62

CVC

Varejo – Turismo & Serviços

8,61

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