O ambiente externo com o qual as empresas de varejo se confrontam na formulação de sua estratégia e execução é de crescente complexidade. Consumidores digitalizados, diversidade de formatos, canais e fronteiras fluídas entre segmentos e mercados, desafiam cada vez mais as empresas de varejo, tornando-se então de suma importância o “pensar simples”. Com esse propósito o executivo Alberto Serrentino, fundador da Varese Retail, boutique de estratégia de varejo, escreveu o livro “Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas.”
Baseado em uma observação de mais de 30 anos de experiência no mercado, com empresas, líderes, como vendedor, gestor, executivo, escritor, palestrante e conselheiro em varejo, Serrentino acompanha o aumento de complexidade do ambiente, no qual as empresas de varejo são desafiadas a pensar a estratégia de negócio e definir as prioridades da gestão. Isso o levou a crer que, em um ambiente de crescente complexidade é cada vez mais importante pensar de forma simples.
Ao longo dos anos de vivência com o varejo, o autor amadureceu algumas convicções, que sintetizam seu modo de pensar e entender o negócio, resumidas em doze reflexões que ancoram o conteúdo do livro. Como ciclos de evolução e transformação estruturais, que moldaram o varejo brasileiro. “Cada ciclo foi marcado por transformações econômicas e mudanças estruturais para o varejo. Aos ciclos pode se associar o grau de internacionalização, formalização, concentração, adoção de novas tecnologias e expansão, que mudaram o patamar de competitividade e maturidade do varejo brasileiro”, afirma Serrentino.
As reflexões estratégicas são desdobradas e detalhadas em 10 capítulos do livro, agrupados em três partes: Para entender o varejo brasileiro; Modelo estratégico para o varejo ; Desafios para o varejo em ambiente omnichannel. “Acredito em foco, disciplina estratégica, no básico bem feito, em equilíbrio entre segurança no presente com ousadia para o futuro, em empresas movidas por propósito e lideradas de forma exemplar. Acima de tudo, acredito no poder da simplicidade, que menos é mais e que o grande desafio dos negócios e de seus líderes, é descomplicar”, pontua o autor.
Serviço
Varejo e Brasil: Reflexões Estratégicas
Autor: Alberto Serrentino
Preço: R$ 59,90