Com o intuito de oferecer conhecimento teórico e prático sobre assuntos da atuação social no varejo, o Centro de Excelência em Varejo da FGV-EAESP (GVcev) dá início à Série Varejo com o lançamento do livro “Varejo e Responsabilidade Social: Visão Estratégica e Práticas no Brasil”. Publicado pela Bookman Companhia Editora, a obra aborda a filosofia e as práticas de responsabilidade social do setor varejista brasileiro baseadas na experiência de pesquisadores e experts no tema.
Em seus 13 capítulos, divididos em três partes, o livro cria inicialmente uma base conceitual sobre a relação entre varejo e responsabilidade social, consumo consciente, comércio ético entre varejistas e fornecedores, alianças sociais estratégicas, integração da gestão socialmente responsável na estratégia do negócio e, ainda, traz um levantamento de casos do Banco de Práticas de Responsabilidade Social no Varejo. Em seguida, relata 20 casos de empresas e entidades varejistas finalistas e vencedoras do 2º Prêmio FGV-EAESP de Responsabilidade Social no Varejo. Por último, a obra revisa os conceitos e práticas abordadas durante os capítulos e comenta os principais pontos destacados pelos autores.
Esta publicação é recomendada para empresários e executivos, especialmente de empresas varejistas, interessados em adotar uma filosofia mais avançada de gestão, que contemple não apenas resultados de curto prazo, mas que estejam comprometidos com o seu papel social, sua sobrevivência e a sustentabilidade em longo prazo.
Ficha Técnica
Título: Varejo e Responsabilidade Social: Visão Estratégica e Práticas no Brasil
Autores: Juracy Parente e Jacob Jacques Gelman
Editora: Bookman Companhia Editora
Número de páginas:182
Preço: R$ 47,00