O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país avançou 2,8% em dezembro, já descontados os efeitos sazonais, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Com esse resultado, a atividade varejista encerrou o ano de 2012 com crescimento acumulado de 6,4%, o menor ritmo de expansão dos últimos três anos: em 2010 e em 2011 as altas foram de 9,6% e de 7,8%, respectivamente. O resultado foi ligeiramente acima do crescimento de 6,1% verificado em 2009, ano em que a economia brasileira passou por um período recessivo durante o primeiro semestre, tendo em vista os efeitos da crise financeira internacional a partir de setembro de 2008.
Os segmentos que lideraram a expansão da atividade varejista em 2012 foram o de material de construção e o de móveis, eletroeletrônicos e informática, com altas 7,6% e de 7,7%, respectivamente, no acumulado de 2012. A presença de incentivos fiscais nestes setores foi um forte impulsionador deste desempenho ao longo de 2012, de acordo com os economistas da Serasa Experian. Já os setores que menos cresceram em 2012 foram o de tecidos, vestuário, calçados e acessórios e o de combustíveis e lubrificantes. O fluxo dos consumidores nestes ramos varejistas foi 3,0% e 1,8% maior neste ano de 2012 em relação a 2011, respectivamente.