Venda de celular dá uma esfriada



O mercado brasileiro de telefones celulares atingiu a marca de 15,3 milhões de aparelhos vendidos no terceiro trimestre de 2012, número que representa uma queda de 15,3% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com estudo realizado pela IDC. Desse total, 4,2 milhões são smartphones e 11,1 milhões são feature phones – crescimento de 65% no primeiro e queda de 28,5% no mercado dos aparelhos convencionais quando comparados com o mesmo período do ano passado.

 

“O mercado aponta para uma queda acentuada na venda dos feature phones, ou seja, os aparelhos tradicionais, que não têm sistema operacional. Enquanto os smartphones, dispositivos que contam com sistema operacional, continuam crescendo”, declara Bruno Freitas, supervisor de pesquisas da IDC Brasil. Ele comenta que até meados de 2011 eram poucos os fabricantes que tinham no portfólio muitas opções de smartphones. “Agora esse número já é bastante expressivo. Além disso, há um forte movimento criado pelas operadoras para oferecer esse tipo de dispositivo e aumentar a venda de serviços, como planos de dados, por exemplo”, completa Freitas.

 

Para ele, até 2014 os aparelhos com sistema operacional devem passar os feature phones. “O mercado de TI está passando por um momento de transformação com a explosão das redes sociais e a migração para os dispositivos móveis. O usuário que antes comprava um feature phone, hoje tem a opção de comprar um smartphone por preços mais convidativos”, diz o supervisor de pesquisas da IDC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima