A expectativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) para as vendas do Dia das Crianças neste ano, na capital paulista, é de um recuo de aproximadamente 5% na comparação com 2015. “A situação da economia continua muito difícil, com o desemprego em alta e a renda do consumidor comprimida. Mas esse desempenho, se confirmado, evidenciará que as vendas estão caindo menos. Ou seja, é uma melhora para o varejo, embora o resultado ainda não fique no campo positivo”, diz Alencar Burti, presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).
Ele ainda frisa que essa contração é inferior às quedas mensais registradas pelos Balanços de Vendas da ACSP em 2016, de uma forma geral: janeiro, -18,4%; fevereiro, -8,6%; março, -14,5%; abril, 8,4%; maio, -13,9%; junho -1,5%; julho, -9,7%; agosto, -5,3%; setembro, -7,8%.
“Como de costume, devem predominar os brinquedos, roupas e calçados, mas haverá avanço dos produtos eletrônicos. As lojas estão liquidando os estoques, o que vimos também nas outras datas comemorativas. E são promoções maiores do que nos anos anteriores, já que está mais difícil vender, diante da conjuntura”, finaliza o executivo.