O SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, que mede as vendas a prazo, cresceu 3,7% na primeira quinzena de setembro de 2011, na comparação com igual período em 2010, com o mesmo número de dias úteis. Na mesma base de comparação entre períodos, o SCPC/Cheque (que mede as vendas à vista) registrou crescimento de 5%, segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), baseada nas informações fornecidas por sua empresa Boa Vista Serviços (BVS), que administra o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Na comparação entre a primeira quinzena de setembro, com um dia útil a menos, com a primeira quinzena de agosto de 2011, o SCPC registra alta de 1,4%, mostrando uma recuperação das vendas a prazo no início de setembro, em função das promoções e de um “efeito psicológico” da redução de 0,5 ponto na Taxa Selic. No caso das vendas com cheque (SCPC/Cheque) houve uma queda de 18,8% em função: do dia útil a menos, da comparação com o “Dia dos Pais” e do clima ainda frio para a época, que não estimula as vendas de roupas da coleção primavera-verão.
Os registros recebidos sobre inadimplência cresceram 13,8% na primeira quinzena de setembro de 2011, comparados com igual período em 2010. Já os registros cancelados/renegociações de crédito cresceram um pouco menos: 10,6% (na mesma comparação entre períodos) sinalizando que a inadimplência tende a permanecer num patamar alto, mas sob controle enquanto não houver aumento no desemprego.
“Considerando a nova sinalização de queda da Taxa Selic, a expectativa é que as vendas no varejo possam apresentar alguma aceleração nos próximos meses”, diz ROGÉRIO AMATO, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).