Ahmad Yassin, fundador da Vestcasa

Vestcasa adota medidas para reduzir envio de embalagens adicionais

Estratégia não apenas reduziu custos operacionais, mas também democratizou o acesso a produtos por meio de preços mais baixos

A Vestcasa anunciou a adoção de medidas para reduzir o impacto ambiental, como a eliminação de embalagens plásticas e caixas de papelão. A estratégia não apenas reduziu custos operacionais, mas também democratizou o acesso a produtos, por meio de preços mais baixos. “Marcas como Amazon e o Mercado Livre viralizaram recentemente nas redes sociais, por adotarem medidas que reduzem o envio de embalagens adicionais em seus produtos. O tema tem ganhado relevância crescente no varejo, impulsionada por consumidores cada vez mais exigentes em relação às práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). De acordo com o Índice de Sustentabilidade 2023, do Grupo Kantar, 56% dos brasileiros já evitam marcas que não investem em sustentabilidade ou que possuem práticas prejudiciais ao meio ambiente e à sociedade”, comentou Ahmad Yassin, fundador da Vestcasa.

De acordo com o executivo, a Vestcasa vende cerca de 120 mil lençois diariamente, todos sem embalagem. A estimativa é que, com isso, a companhia evite o descarte de 120 toneladas de plástico por dia. Houve ainda uma redução nos preços dos produtos. Isso porque, em alguns casos, a embalagem pode representar 70% do valor do item. “A embalagem não impacta somente o visual do produto na prateleira. Existe o custo de colocar o item dentro da embalagem, o aumento da cubagem do volume, que impacta diretamente no aumento do custo logístico e de transporte, levando também a um maior custo de armazenamento, sem levar em consideração o custo do projeto da embalagem, dos componentes da embalagem e do processo de produção da embalagem”.

A rede vem apostando também na venda de produtos com defeitos. Roupas como camisetas, bermudas, vestidos e calças com pequenos defeitos são reformadas por uma equipe externa e colocadas à venda por preços mais baratos. Com mais de 14 mil peças já vendidas, a estratégia já gerou à rede um faturamento de R$ 500 mil, com produtos que, em tese, seriam descartados. Além disso, em 2023, a Vestcasa firmou uma parceria com a Já Vendeu, startup de venda de produtos usados, que resultou em mais um movimento no sentido da economia circular. Para os consumidores, o fenômeno propicia oportunidades de compra mais vantajosas com a ideia de se estar contribuindo para a sustentabilidade ambiental. E, para os vendedores de itens usados, a estratégia significa liberação de espaço em casa, combinada à geração de renda extra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima