O desafio de viajar ao futuro foi encarado pela Sonae Sierra Brasil, que criou uma experiência em realidade virtual pelo Shopping do Futuro, em 2033. O passeio mistura realidade virtual e aumentada e será apresentado na Exposhopping 2018, feira de shopping centers da América Latina, que ocorre em São Paulo, de 14 a 16 de agosto. Depois disso, a experiência será apresentada gratuitamente aos visitantes dos 10 centros de compras administrados pela companhia em todo o Brasil.
Desenvolvida em parceria com a YDreams Global, a experiência tem o objetivo de mostrar a evolução dos centros de compras nos próximos 15 anos. Em 2033, esses espaços oferecerão ainda mais experiências e opções de lazer e convivência, em ambientes que utilizam a tecnologia para tornar a jornada do consumidor mais prazerosa e completa. São ferramentas como o uso das experiências sensoriais e o oferecimento de vantagens e descontos na utilização de serviços, além da otimização do tempo.
Para a criação do conceito de Shopping do Futuro, a Sonae Sierra Brasil reuniu um time multidisciplinar de colaboradores e consultores, para que cada um pudesse acrescentar conteúdo, tendências e mudanças que já estão sendo previstas e implementadas nos empreendimentos da companhia. “Vamos mostrar um espaço mais atrativo e completo, moderno, dinâmico e que seja muito mais que um lugar apenas para consumir. Proporcionaremos uma jornada completa para que o cliente use o espaço com criatividade, passando mais tempo dentro do shopping para usar serviços, trabalhar, cuidar da saúde e vivenciar experiências memoráveis com amigos e familiares”, detalha Laureane Cavalcanti, diretora de marketing e comunicação da Sonae Sierra Brasil.
Na viagem para 2033, o consumidor é o protagonista de todo o processo. Ele pode escolher diferentes jornadas no Shopping do Futuro, como fazer um check-up completo ou comprar um produto que esteja precisando. O pagamento pelo serviço ou pelas compras pode ser feito com pontos do Programa de Fidelidade do shopping. A jornada é comandada pela assistente virtual, Lia, que além de acompanhar, dá dicas, responde dúvidas específicas e informa as atividades previstas para o dia, entre outras ações.