Você gosta de ser bem atendido?

Autor: Ricardo M. Barbosa
Atualmente, os consumidores vão às compras e esperam um atendimento de qualidade para que haja bons negócios. Apenas com nossas experiências pessoais, já se pode notar a enorme defasagem existente na área de atendimento. Dentre os principais erros que observamos está a má vontade no atender, confusão em relação aos pedidos, erros nos valores e falta de informações sobre os produtos, todos esses detalhes podem em maior ou menor grau prejudicar a sua empresa.
Toda organização necessita de um cuidado especial no atendimento ao público, sendo fundamental que a área de recursos humanos se atente a esta questão, levando aos seus profissionais qualificação para o atendimento. Dentre os pontos fundamentais estão:
– Cuidados na comunicação verbal: essa precisa ser persuasiva e objetiva, tem que se preocupar com uma boa dicção para cativar o ouvinte;
– Cuidado com comunicação escrita: muitas pessoas pensam apenas na fala, mas e-mails se tornam cada vez mais sinônimos de negócios e infelizmente, há quem trate essa comunicação com negligência. Um único cuidado poderia evitar a maioria dos problemas: ler o que acabou de escrever;
– Otimizando reuniões de negócios: se o atendimento ao cliente for a uma reunião, essa deve ser otimizada, com pauta e tempo definido;
– Conheça o que vende: para uma boa venda é fundamental conhecer o assunto com a maior profundidade que puder, esclarecendo dúvidas que possam aparecer e melhorando o diálogo com o cliente;
– A prática leva a perfeição: não deve haver timidez e a prática deve ser constante. Todas as oportunidades para se falar diante das pessoas deve ser aproveitadas.
– Acredite em você: é fundamental identificar seus pontos positivos e ter confiança, mostrando-se pró-ativo em relação à venda.
Em caso de dificuldades e desconfortos, o profissional se sentirá melhor com um roteiro das informações que irá expor, o importante é falar um pouco mais devagar para não deixar que seu desconforto seja percebido.
Ricardo M. Barbosa é diretor executivo da Innovia Training & Consulting.

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