Gabi Liso, diretora de planejamento da Y’all

​​Y’All mapeia mercado de trade marketing

Pesquisa “O Trade do Futuro” condensa os perfis dos consumidores para 2024 em relação à tecnologia, educação, e marketing entre outras vertentes

A agência Y’All divulgou os resultados da pesquisa o “Consumidor do Futuro 2024”, estudo que utiliza conteúdo proprietário da WGSN desenvolvido anualmente com foco em mapear os perfis e sentimentos de consumo que irão nortear o mercado nos próximos anos. O material apresenta quatro tipos de consumidores, dos mais racionais e conscientemente responsáveis até os mais desapegados, tecnológicos e que querem aproveitar tudo o que a inovação pode proporcionar. 

Os reguladores – no controle

Trata-se de grupo avesso a mudanças e que preza o equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Prezam pela certeza e conforto. E do ponto de vista de compra, adotou rapidamente o comércio sem contato e as coletas programadas em lojas, estimulando o modelo “click and collect”. Agilidade e praticidade são essenciais para eles;

Os conectores – no compartilhamento

Estes são os menos apegados, determinados a reescrever as regras. Da locação de carros à moradia e guarda-roupa, eles preferem sustentabilidade à novidade. Do ponto de vista de compra, é um grupo que consome coletivamente e investe em serviços de assinatura (sem ser dono de nada);

Construtores de memória

Grupo que foca no momento presente, estão simplificando suas vidas e investindo na abundância do tempo, em vez de viver buscando a perfeição. Para este grupo, envelhecer bem é uma questão de aproveitar a vida do melhor jeito possível. Quando se fala em consumo, os produtos e serviços que vierem voltados à reflexão (estar no momento presente) e à prospecção (pensar no futuro com otimismo), serão prioridade para eles;

Neo-sensorialistas – Otimismo 

São os que mantêm uma abordagem mais equilibrada em relação à internet. De jeito nenhum, esse grupo está invadindo esse tema com rapidez, atraídas pelas novas fronteiras digitais. Apesar de amarem tecnologia, eles não querem enxergar a vida por realidade virtual. São o perfeito exemplo de um consumidor híbrido, que quer desbloquear recompensas no metaverso para poder usufruir na vida real. Para o consumo, é um grupo propício a cocriações e parcerias, aproximando o digital do físico.

Tendências de médio e longo prazo

Com os perfis traçados, o estudo desenvolvido pela Y’All passou a analisar os comportamentos de consumo e compra com um olhar estratégico para o trade marketing, identificando padrões do mercado que podem ser destacados, mas com um olhar de futuro e tendência de médio e longo prazo, aperfeiçoados para serem usados como estratégias para gerar engajamento e conversão em diversas categorias. São 5:

Tecnologia

Com foco em proporcionar a melhor experiência para o consumidor, sendo a propulsora de transformações a nível global, traduzida em avanços e plataformas e outros sistemas que tornam mais acessível e prática a jornada de compra do consumidor;

Exclusividade e personalização

Proporcionar uma experiência diferenciada para atrair e converter o uso dos seus produtos e serviços. Através de propostas inusitadas e criativas, enxerga-se um movimento pelo estímulo à sensação de exclusividade e uso da personalização com edições especiais, relações de parcerias e outras estratégias que estimulam o desejo;

Co-marketing e cross selling

Unir o útil ao agradável, juntar um ou mais produtos que se complementam ou se aprimoram, um compartilhamento de valores, visão ou mercado – alvo entre as marcas com o intuito de expandir o alcance, a exposição e atrair clientes novos ou existentes;

Educacional no PDV

Ensinar os consumidores a aproveitarem o máximo que os produtos ou serviços têm a oferecer. Para ter o engajamento e ganhar a fidelidade do consumidor, antes é preciso estimular o conhecimento e agregar a necessidade de forma consciente;busca por experiências, espaços e formatos que sejam facilitadores da rotina com o objetivo de priorizar a saúde física e mental. O PDV é onde a experiência com o consumidor pode assumir sua potência máxima. Soluções como “Store in Store”, como um espaço proprietário e exclusivo que traz destaque para a marca, somadas às Promoções e Campanhas “híbridas”, que combinam sorteios finais e recompensas imediatas com prêmios instantâneos ou cashback; ativações figital, com uma junção do físico e o digital, elevando a experiência do consumidor; Promopacks; e Licenciamento, visto como uma indústria impulsionada pela paixão ilimitada dos fãs, são algumas das opções inovadoras e abertas a possibilidades criativas que ganham ainda mais força e precisam estar no radar de marcas e agências.

“O estudo “O Trade do Futuro” é fruto de muitas pesquisas exploratórias do time de planejadores da Y’All. Fizemos uma previsão sobre o trade a fim de sermos mais assertivos em nossas soluções e entregas. Com estes tópicos mapeados, conseguimos não só ter algumas previsões, como também ficar de olho em notícias, reports e dados, de maneira que estejamos sempre atualizados com tudo que há por vir. Isso nos traz, cada vez mais, insumo e conhecimento para seguirmos com nosso propósito de irmos além do óbvio, alcançando o consumidor em toda a jornada de compra de forma mais efetiva.”, comentou Gabi Liso, diretora de planejamento da Y’All.

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