O cliente, hoje em dia, não só está mais exigente, como procura cada vez mais por novidades. Assim, mais e mais empreendedores se empenham em procurar por serviços, produtos ou qualquer outra inovação, que possa conquistar a atenção do público, trazendo vantagens e, principalmente, suprindo suas necessidades. É atendendo esse cenário e o fato das pessoas valorizarem muito mais o conforto, praticidade e rapidez, que os clubes de assinatura vêm conquistando os consumidores. Esse novo modelo de negócio permite ainda a experimentação de uma variedade de produtos.
Ainda mais com atual dinâmica do mercado, na qual o número de empresas ofertando seus produtos e serviços é cada vez maior, deixando os consumidores muitas vezes confusos, dar a oportunidade de provarem algo antes permite que conheçam mais sobre item e sejam conquistados. Assim, segundo Adriane Laste, diretora de relacionamento com o cliente do Clube Zero, as empresas desse segmento têm a chance de atender a demanda dos clientes que têm sede por coisas novas.
No caso do Clube do Zero, o foco é o público que deseja uma alimentação mais saudável ou que possua alguma intolerância alimentar. Assim, como o próprio nome já indica, cada caixa pode vir com uma dieta zero: açúcar, glúten, lactose, glúten e lactose ou mix. “Quando começamos, éramos pioneiros no segmento de alimentação saudável. O pioneirismo é sempre um diferencial competitivo, mas trabalhamos muito para manter esse diferencial para os assinantes e para as indústrias parceiras”, comenta Adriane. Para isso, é uma missão da empresa procurar surpreender em cada edição. “Diferente da loja, onde se compra apenas um produto, no Clube de Assinaturas ele receberá a cada mês um novo mix de produtos. Outro diferencial é o ‘fator surpresa’, pois o cliente não sabe de antemão o que receberá naquela edição.” Outro ponto de atenção é com os detalhes para que o atendimento seja de qualidade. “Esses são itens que consideramos sendo obrigatórios em nossa operação.”
Ainda segundo a executiva, uma grande vantagem desse negócio é que as próprias empresas parceiras têm a chance de melhorarem seus relacionamentos com os consumidores. Uma vez que serão seus produtos testados. “Essas marcas, caso desejem, podem enviar formulários de pesquisa para nossos clientes e receber o feedback do produto que ofereceram, além de terem suas informações todas inseridas em nossas revistas que acompanham os produtos a cada edição”, detalha. No lado do cliente, é a possibilidade de poder conhecer novos itens, além daqueles tradicionais do mercado. Há também a oportunidade de pessoas de diferentes regiões terem acessos aos produtos.
Diversificação dos produtos, economia, relacionamento proativo, esses são pontos que a executiva afirma fazer com que os clientes façam e permaneçam com a assinatura, mesmo em um mercado com tanta opção. “Nosso cuidado é escutar sempre os nossos clientes, o que eles acham das caixas que assinam, o que desejam consumir”, conta. “Por exemplo, nossas entregas são realizadas pelos Correios, chegam em até três dias úteis. Mas em alguns casos, como em comunidades isoladas do Amazonas, o cliente é avisado das dificuldades que serão encontradas. Se existe a chance de ocorrer algum problema, ele precisa saber antes. Já aconteceu de entregarmos de barco uma caixa para um assinante.”