Nos próximos meses, a Zôdio desembarca no Brasil com a abertura de uma loja na Marginal Tietê, região Oeste de São Paulo. Com mais de 20 lojas na França, e duas na Itália, a rede de artigos para casa e decoração, que pertence ao Grupo ADEO, se define como um lugar de inspiração, partilha e de grande interatividade entre loja, fornecedores e consumidores. E é justamente nas características de criatividade e colaboração dos brasileiros que a varejista está baseando a sua estratégia. Para suportar isso, a Zôdio fechou contrato com a Totvs para o fornecimento de tecnologia de gestão – Fiscal, Contábil, Financeiro, Comercial, Estoque, PDV e self checkout.
O processo de implementação começou em novembro do ano passado e teve a sua primeira fase concluída em apenas três meses. As soluções estão na modalidade SaaS. A previsão é de que até outubro próximo todas as soluções estejam já em operação. “Abriremos a loja no fim do ano, mas já começamos a fazer o contato e compras com os fornecedores, além do recrutamento e treinamento da equipe graças à agilidade conseguida pela rápida implantação. Tudo passa pelo sistema Totvs”, explica Giovanni Montoneri, Chief Digital & Innovation Officer da Zôdio.
A flexibilidade do ERP na nuvem permite que, após a inauguração, os consultores de cada departamento sejam responsáveis pelas reposições e novos pedidos diretamente no sistema e por garantirem que os produtos, especialmente os de maior procura, de suas sessões estejam sempre disponíveis.
INOVAÇÕES
Entre os diferenciais do projeto, Montoneri destaca o uso de mobilidade para atendimento aos clientes e pontos de self checkouts que serão implementados na loja. A aposta no autoatendimento, em que o próprio consumidor escolhe seus produtos, passa pelo terminal e efetua o pagamento, de forma mais rápida e com menos atrito, é novidade ainda nas lojas brasileiras e reflete uma das tendências mais modernas do varejo em relação à experiência do cliente. Com o tempo, os números desses terminais tendem a aumentar.
A Zôdio tem como conceito de negócio a forte interação com seus consumidores, que internamente são chamados de habitantes. Para incentivar ainda mais o contato com eles, a empresa lançará também uma plataforma de marketplace. A ideia é abrir espaços online para trocas de conhecimento e oferta de produtos, não só da loja, mas de outros fornecedores diretos e dos próprios consumidores, que podem oferecer algum serviço também.
Baseado na filosofia People to People, Montoneri explica que a ideia é fazer negócio de forma humanizada, utilizando a tecnologia para unir pessoas e profissionais de acordo com suas paixões e hobbies. “Na comunidade destinada a Cozinhar, por exemplo, um chefe de cozinha pode vender seus serviços ou aulas, assim como um produtor poderá oferecer algum alimento específico. Serão inúmeras as oportunidades para todos os lados”, finaliza. Um Fab Lab, famosos espaços de criação e colaboração, será colocado à disposição e complementará as trocas promovidas pelas plataformas de contato.
Para o Ronan Maia, vice-presidente de varejo e distribuição da Totvs, fazer parte da vinda de uma empresa como a Zôdio ao Brasil demonstra a força da tecnologia nacional para atender necessidades globais de comportamento de consumo. “A Zôdio está colocando a transformação digital em prática tendo em vista que essas estratégias afetam de forma positiva todos os consumidores e seu posicionamento no mercado local”, destaca.