Dyego Guerra Calabres, business intelligence manager da Kellanova Brasil

Com uso de IA, Kellanova transforma vendedores em consultores de negócios

Através do WhatsApp, iniciativa conecta tecnologia e relacionamento humano para acelerar a digitalização do pequeno varejo no Brasil

A Kellanova, multinacional do setor de alimentos, conhecida por marcas como Pringles e Sucrilhos, anunciou o lançamento de um sistema de operação assistente virtual integrado diretamente ao WhatsApp, desenvolvido para facilitar a rotina do time de vendas e aproximar a companhia de pequenos e médios comerciantes, oferecendo mais eficiência e inteligência de negócios.

O assistente, nomeado comercialmente de ‘Kell’, traz na origem o propósito de transformar vendedores em consultores de negócios. A solução foi desenvolvida em parceria com a Yalo, plataforma inteligente de vendas. “O que faz de uma inteligência humana um bom vendedor, também pode fazer de uma IA um excelente agente comercial. Estamos construindo uma nova força de trabalho — mais estratégica, mais eficiente e exponencial”, afirmou Javier Mata, CEO da Yalo. 

O diferencial da nova solução está na simplicidade do acesso e na integração direta com o WhatsApp, aplicativo já consolidado no cotidiano de milhões de brasileiros. O varejista precisa apenas estar cadastrado na base da Kellanova e informar o CNPJ para utilizar a plataforma, sem necessidade de logins, senhas ou ferramentas externas. A jornada de compra passa a contar com sugestões automáticas de pedidos, acesso a promoções exclusivas, recomendações baseadas em dados regionais e recebimento de informações estratégicas, como os produtos mais vendidos em determinada região. 

Segundo o executivo, “outro ponto central do projeto está no reforço e diversos ganhos no relacionamento humano. A inteligência artificial opera como um importante suporte ao trabalho dos vendedores, que são imprescindíveis no atendimento personalizado aos clientes, preservando assim o vínculo de confiança e proximidade que o pequeno varejo valoriza”. 

De acordo com Dyego Guerra Calabres, business intelligence manager da Kellanova Brasil, o objetivo não é apenas agilizar a realização de pedidos, mas avançar qualitativamente na relação comercial por meio da inteligência de dados. Ele afirma que a companhia quer entregar eficiência operacional e informações estratégicas, não só automatizar processos. Para ele, o projeto não é sobre tecnologia, mas sobre relacionamento e fortalecimento do nicho. 

O lançamento da ferramenta inicia uma estratégia robusta de digitalização e aproximação entre indústria e comércio local. O projeto já está em fase piloto no estado de São Paulo e deve ser expandido para todo o território nacional ainda em 2025. O plano inclui o uso de QR codes em embalagens, notas fiscais, uniformes de representantes comerciais e ações promocionais nos pontos de venda, para facilitar o acesso e ampliar a adesão à plataforma. 

“A Kellanova reforça, com essa iniciativa, seu compromisso com a inovação, o fortalecimento do pequeno varejo e a democratização do acesso às plataformas que possibilitam a transformação digital. Em um mercado cada vez mais competitivo, estreitar o relacionamento com o pequeno comércio se torna um diferencial estratégico para garantir capilaridade, fidelização e preferência nas gôndolas”, destacou Dyego. Para a Kellanova, a digitalização do pequeno varejo é uma missão estratégica. Tanto que a companhia quer protagonizar a evolução do setor, oferecendo soluções inteligentes e impulsionando o crescimento sustentável de toda a cadeia.

Deixe um comentário

Rolar para cima