Como criar uma conexão verdadeira com os clientes?

Na segunda edição da série Empresas com propósito, executivos de Onze, SoulCode, Food to Save, Evoy e 123Seguro descrevem a materialização da missão no seu dia a dia

Marcas com propósito, ou seja, empresas que têm como razão de existir a transcendência do lucro, são capazes de estabelecer uma conexão genuína quando essa missão está alinhada com os valores e aspirações dos clientes. Trata-se de fazer negócios enquanto contribui com a sociedade, conscientizando e educando a população sobre ações construtivas e valores humanos essenciais. Mostrando de que forma estão transformando esses conceitos em realidade, Aline Garcia, diretora de relacionamento e experiência do cliente da Onze, Carmela Borst, CEO cofundadora da SoulCode Academy, Lucas Infante, CEO e cofundador da Food To Save, Marcelo Lucindo, CEO e fundador da Evoy, e Marcelo Biasoli, CEO da 123Seguro no Brasil, participaram, hoje (26), do Café da Manhã Híbrido, que marcou a 1210ª edição da Série Lives – Entrevista ClienteSA, realizada na sede da Altio BPO.

Dando a largada no bate-papo, o anfitrião Emílio Vian Veira, CEO da Altio BPO, afirmou que a sociedade nunca viveu tantas complexidades como as atuais, o que impõe às empresas a responsabilidade de fazer algo para melhorar o mundo. “Quando me decidi por ser um empreendedor, há 16 anos, criei a Altio BPO tendo como propósito prestar serviços de contact center. Procurei contar com pessoas dotadas do genuíno interesse em servir e usando a tecnologia para proporcionar uma jornada excepcional ao cliente. O mote sempre foi este: legítimo interesse pelas pessoas e que elas tivessem seus problemas resolvidos, com soluções ‘mágicas’ por meio da tecnologia.” Porém, logo, ele entendeu que esse propósito era apenas o básico. Precisaria ser feito muito mais. Foi quando decidiu criar uma ONG voltada para prevenção à suicídios e promoção de saúde mental. “O que fazemos é atender quem nos procurar e desarmar os gatilhos que fazem as pessoas a pensarem em coisas ruins.”

Em seguida, Aline explicou o propósito da prevtech Onze, de desburocratizar o acesso à previdência privada e proporcionar educação financeira às pessoas. “O objetivo é trazer saúde financeira à população brasileira, o que acaba igualmente levando à maior tranquilidade que traz mais higidez mental. Dessa forma, há quatro anos, realizamos pesquisas para conhecer melhor a vida dos brasileiros e, na mais recente, feita junto a nove mil colaboradores, mais de 50% afirmaram que o maior motivo de estresse é a questão do dinheiro, estando acima de família, saúde e violência.” Segundo ela, isso vai bem ao encontro do propósito da marca de pensar na saúde financeira das pessoas.

Por sua vez, Carmela afirmou que a SoulCode Academy é uma edtech cuja missão é democratizar a educação digital no Brasil, “um país o qual, segundo o último report do Banco Mundial é o último colocado em competência digital na América Latina”. De acordo com a executiva, embora exista muito acesso à tecnologia no País, as pessoas não sabem como usar. Como exemplo do trabalho feito pela empresa, ela anunciou que, na próxima semana, estarão em São Luiz do Maranhão para letramento digital e inteligência artificial para mulheres agricultoras de cacau. “Quando conseguimos que uma empreendedora dessas, que já usa o celular, coloque e precifique seu produto na internet, isso muda sua história e a de sua família. E o trabalho da SoulCode alcança também, pessoas com deficiência, os 50+ e sua vulnerabilidade digital, etc”.

Na sequência, Marcelo Lucindo falou da importância do setor de consórcio para a economia. “Neste momento em que o custo do dinheiro está muito alto, o consórcio torna-se uma alternativa cada vez mais atraente para a população, tanto para aquisição de bens duráveis como não duráveis, sendo que o consórcios para eletroeletrônicos e eletrodomésticos cresceu mais de 300% nos últimos anos devido à dificuldade das pessoas na obtenção do crédito tradicional.” Ele acrescentou ainda que, no ano passado, foram comercializados R$ 400 bilhões em crédito, dos quais, R$ 100 bilhões foram utilizados para aquisição de casa própria, automóveis, motos, eletrodomésticos, etc, via consórcio.

Já Lucas destacou que a Food To Save nasceu com a missão de reduzir drasticamente o desperdício de alimentos no País, que hoje alcança 46 milhões de toneladas todos os anos, enquanto há 25 milhões de pessoas passando fome. “Trata-se de um contraste que não faz nenhum sentido, o que nos levou a empreender com esse propósito social e ambiental muito relevante. Nascida há quatro anos e meio, hoje já alcançamos um triplo impacto: a reeducação e conscientização dos consumidores e dos varejistas quanto ao uso, à conservação e ao manuseio desses alimentos; no ambiental, já que 10% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE) anuais são causados pela perda ou desperdício de alimentos; e a geração de receita incremental, com a comercialização, com até 70% de desconto, de alimentos que seriam desperdiçados.”

Por fim, Marcelo Biasoli destacou que, no País, ainda se mantém a realidade de apenas 30% das frotas de veículos e 16% das residências serem seguradas. “Então, nosso propósito e nossos desafio é levar o seguro para categorias sociais que ainda não tenham tido acesso a esse produto. É a importância de conscientizar e educar as classes C, D e E sobre os conceitos de prevenção, de proteção e de gestão de risco, sendo muito relevante que isso comece já desde a infância.” Ao longo da live, os convidados puderem ainda responder várias questões da audiência, debatendo temas como a necessidade do propósito estar alinhado com as aspirações e expectativas dos clientes, o genuíno interesse no ser humano, a possibilidade das ​marcas com propósito construírem comunidades em torno de valores compartilhados, entre outros.


O vídeo está disponível, na íntegra, no nosso canal do YouTube, o ClienteSA Play, junto com as outras 1209 lives realizadas desde março de 2020, em um acervo que já passa de 3,8 mil vídeos sobre cultura cliente. Aproveite para também se inscrever. A Série Lives – Entrevista ClienteSA retornará na segunda-feira (29), recebendo André Purri, CEO e cofundador da Alymente, que falará da inovação com foco em flexibilidade e personalização em benefícios corporativos; na terça, será a vez de Wagner Mendonça, country manager da PayJoy; na quarta, Michele Funari Neto, diretor de vendas e marketing da Grano Alimentos; na quinta, Mariana Santarém, vice-presidente de produtos e experiência do cliente da Vibra; e, encerrando a semana, o Sextou debaterá o tema “O fim do funil de vendas? Nova jornada do consumidor quebra conceitos e exige inovação”, reunindo Adilson Batista, CIO da Cadastra, João Francisco Martins, diretor de dados e IA da Confi/Neotrust, Nick Farr, gerente de vendas da HubSpot no Brasil, e Ricardo R. Junior, CRO & CIO na Aunica.

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