A prevenção de fraudes requer profundo conhecimento dos processos de negócio para aquisição, manutenção e constante aprimoramento de sua segurança. Contudo, é impossível impedir a totalidade das fraudes, visto que ela é um risco natural do negócio, da atratividade do produto, e da relação com consumidores, explica Leonardo Soares, diretor executivo de produtos da Boa Vista Serviços.
O diretor explica que a Falsidade Ideológica (Roubo de Identidade / Fraude de Subscrição) é a mais difícil de ser detectada porque é um crime sem rosto, anônimo, no qual uma pessoa se passa por outra. Sua duração é a mais extensa porque a empresa acredita ter conquistado um bom cliente e só vai perceber o prejuízo quando este estiver totalmente consumado. “Estas fraudes vêm aumentando de tal forma que muitas empresas vêm buscando soluções mais eficientes para identificá-la”, afirma. Ele aponta que é necessário ter mecanismos pós-aquisição que façam análises sobre os cadastros recentes para interromper o ciclo de vida da fraude.
No caso da Boa Vista Serviços, o diferencial, de acordo com Soares, é sua capacidade de customizar soluções em vários níveis, desde uma consulta de informações específicas até um modelo de score. “Além do modelo de mercado, a Boa Vista oferece a customização de scores que elevam ainda mais sua assertividade, ou ainda desenvolver um modelo focado nos dados de fraudes da empresa”, explica.
CENÁRIO
Para ele as empresas estão se preocupando com o prejuízo, mas cada uma está num grau de maturidade para combatê-lo em todas as esferas. “Alguns segmentos acostumados há mais tempo com o risco estão mais avançados. Em outro extremo, empresas apenas embutem o prejuízo no custo e tenta recuperá-lo pelo preço de venda, onerando sua relação com o consumidor”, afirma.
Além disso, ele aponta que cada setor tem um histórico diferente, o que lhe traz um aprendizado diferente, assim cada um tem uma visão e atuação sobre o problema. “Instituições financeiras empregam muita estatística e sistemas de regras no processamento e em outras fases do ciclo de vida do cliente, possuem células de análise especializadas, etc. Varejo faz algumas consistências cadastrais básicas e insuficientes por falta de histórico. Conta muito com a atuação preventiva de cartões de crédito”, exemplifica.