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O futuro é dos plásticos?

Autor: Sandro Ari Pinto
 
O mercado de cartões pré-pagos e de fidelização começa a conquistar espaço no mundo dos negócios também no Brasil. Promissor segmento que no mundo inteiro cresce a cada ano, o setor representa 8 bilhões de dólares em oportunidades só no varejo.  Segundo levantamento realizado pela Card Monitor, com executivos das mais importantes empresas brasileiras, a perspectiva é bastante positiva e a maioria acredita no enorme potencial desse produto.
O maior desafio, no entanto, é a transposição da cultura do pré-pagamento já conquistada no mercado de telefonia celular, por exemplo. Os executivos acreditam que para alcançar o sucesso é preciso ampliar a abrangência geográfica, que deve ser parecida com a recarga de celular.  
 
A conclusão do estudo revela que o saldo de crédito em relação ao PIB se aproximará dos 55% até o final do ano. Os executivos acreditam em forte aumento em volume de transações, cerca de 19%; além de um crescimento moderado no número de plásticos em circulação para os cartões de ampla aceitação, cerca de 4,7%. 
 
Para se ter ideia da abrangência desse mercado, outra pesquisa do Mercator Advisory Group (Global Prepaid Markets Potential 2011), revela que os 30 maiores mercados de cartões e serviços pré-pagos (excluindo os EUA) representam 1,4 trilhões de dólares. 
Dos dez principais mercados com maior potencial, os países do BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) estão no topo do ranking, seguidos por Itália, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Espanha. Juntos, representam 1 trilhão de dólares em oportunidades, ou 69,2% do potencial total entre os 30 melhores.
 
No Brasil, atualmente, o varejo começa a entrar também no mercado de cartões presente, os chamados Gift Cards. O horizonte é conseguir elevar suas receitas com experiências de promoções dinâmicas e inovadoras. A rápida implantação, alto impacto em vendas e o custo baixo são os maiores diferenciais do negócio.
No Brasil, a Ciagroup oferece um sistema que permite diversas soluções concentradas em uma única ferramenta. A agência se associou à norte-americana SVS Ceridian, líder mundial no segmento e presente em mais de 45 países e criou a plataforma Freevo. O sistema traz a tecnologia dos Gift Cards e tem como grande desafio implantar esta cultura, focada principalmente, para alavancar as vendas no ponto de venda, através de estratégias promocionais no varejo.
 
Sandro Ari Pinto é Copresidente da Ciagroup

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