Cadastro positivo: do que se trata?



O governo regulamentou recentemente a lei que permitirá a operação do Cadastro Positivo, o que proporcionará um impacto na concessão de crédito no País e, consequentemente, na economia nacional, como analisa, o diretor jurídico da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, Dirceu Gardel. “A publicação do Decreto regulamentador permitirá a operacionalização do Castrado Positivo, que se mostra uma importante ferramenta para a expansão do crédito sustentável e com qualidade, trazendo benefícios para todos os elos da cadeia de crédito e para a sociedade em geral, contribuindo assim para alavancar o desenvolvimento do País”, aponta.


Mas, o que é o cadastro positivo? Segundo o executivo, trata-se de um banco de dados com informações de adimplemento, de pessoas físicas ou jurídicas, para formação de um histórico de crédito. De acordo com o executivo, esse recurso é formado por um conjunto de dados financeiros e de pagamento relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas ou em andamento, necessárias para avaliar o risco financeiro do cadastrado. “Esses dados são armazenados com a finalidade de subsidiar a concessão de crédito, a realização de venda a prazo, ou de outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro”, explica.  


Dirceu acrescenta ainda que o Cadastro Positivo será importante para as instituições financeiras como uma ferramenta para análise dos riscos financeiros no momento da concessão de crédito para um determinado cliente. E que também possibilitará o acesso a empréstimos, financiamentos, para aqueles que não têm uma situação financeira favorável, mas pagam em dia suas dívidas – os chamados bons pagadores. “O Cadastro Positivo trará mais segurança aos provedores de crédito na análise do risco financeiro com critérios mais precisos e consistentes. Por outro lado, também permitirá acesso ao crédito a novos participantes do mercado, principalmente aqueles que não tinham acesso ao crédito, mas com histórico de bom pagador”, afirma.


Com todos esses fatos e perante o cenário futuro que se vislumbra para o Cadastro Positivo, Dirceu Gardel conclui reforçando os fatores que apontam para a importância desta medida para a economia brasileira e que podem impactar na diminuição dos índices de fraudes e inadimplência que atrapalham o desenvolvimento econômico no País. “O Cadastro Positivo permitirá uma avaliação mais ampla e assertiva na concessão de crédito e vendas a prazo, pois as empresas concedentes de crédito terão a oportunidade de visualizar quais os compromissos financeiros já assumidos pelo proponente ao crédito. E, assim, orientar melhor qual a oferta a ser disponibilizada. Com isso, entendemos que o mercado terá a possibilidade de evitar o super endividamento, redução de índices de fraudes, e ainda por consequência, contribuir para a diminuição da inadimplência”, finaliza.       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima