O canal para quem respira cliente.

Gestão de pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
A editora Elsevier lança o livro “Gestão de Pessoas – Olhar estratégico com foco em competências”. Nele, o autor Marcelo Treff propõe entender a “gestão de pessoas como sendo a articulação e o planejamento das atividades que envolvem a tomada de decisão sobre atração, captação, compensação (salários e benefícios), carreira, avaliação e desenvolvimento de pessoas, alicerçados em políticas e diretrizes claras e integradas às estratégias de negócios, com o objetivo de interferir no comportamento das pessoas, alinhando-o aos objetivos empresariais”.
O livro conta como surgiram as relações de trabalho no Brasil, desde a era escravagista até os dias de hoje e o debate entre a individualização dos salários, na lógica das competências, e a permanência do sentido das negociações coletivas, como instrumento de defesa nas relações de trabalho. Dessa forma, torna-se uma ferramenta para quem quer entender o cenário brasileiro e estar mais preparado para exercer funções gerenciais.
Segundo o autor, o livro trata da gestão de pessoas além da visão tradicional de RH como área de apoio. Ele parte não só do olhar da administração, o qual é de grande importância na publicação, mas também da visão crítica de outras ciências sociais, como a sociologia e a antropologia. Discorre ainda sobre a evolução da administração de RH no Brasil para que se possa compreender as questões que envolvem as várias fases pelas quais passou a área até a ênfase na gestão estratégica de pessoas.
Ficha Técnica
Título: Gestão de Pessoas – Olhar estratégico com foco em competências
Autor: Marcelo Treff
Editora: Elsevier
Páginas: 232
Preço: R$ 79,90

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão de Pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin

Publicado pela editora Saraiva, o livro Gestão de Pessoas apresenta as transformações relacionadas à área de recursos humanos, realizando uma análise da gestão de pessoas no dia a dia das empresas. Antonio Lima Ribeiro mostra ao leitor como a administração pode ser feita de forma dinâmica e menos burocrática, além disso, o autor utiliza sua experiência profissional para abranger o assunto de forma ampla.
Em sua segunda edição, o texto desenvolve temas como gestão de benefícios, previdência complementar, fraude nas organizações e empregabilidade, além de abordar aspectos da seleção de pessoal, técnicas motivacionais, avaliação de desempenho e legislação trabalhista.

Ficha técnica
Título: Gestão de Pessoas
Autor: Antonio de Lima Ribeiro
Páginas: 320
Preço: R$ 96,00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão de pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



A Paschoalotto Serviços Financeiros entrou no ranking das “150 Melhores Empresas para Você Trabalhar no Brasil” do Guia Você S/A-Exame 2010. O prêmio foi entregue ao presidente da empresa, Rodrigo Paschoalotto, no dia 8 de setembro, em cerimônia realizada no Clube Monte Líbano, em São Paulo. “É uma honra estar nesse time, do qual fazem parte empresas como Bradesco, Mapfre Seguros e Votorantim. Esse reconhecimento ratifica a nossa crença de que investir na capacitação e bem-estar é um dos pilares para o crescimento sustentável das organizações”.

 

Criado em 1996, o Guia Você/SA-Exame está em sua 14ª edição. Trata-se de pesquisa de clima organizacional do país, realizada com o aval da Fundação Instituto de Administração (FIA/USP). Os quesitos coerência, consistência, abrangência e sustentabilidade das políticas e práticas de Recursos Humanos formam a base desta avaliação, que se tornou uma referência no mundo corporativo por trazer, em especial, o reconhecimento para os colaboradores.

 

A Paschoalotto Serviços Financeiros candidatou-se ao prêmio pela primeira vez e disputou o reconhecimento com outras 540 empresas inscritas. Única empresa do segmento de recuperação de crédito a constar no ranking, a Paschoalotto Serviços Financeiros foi destacada pela efetiva e transparente comunicação com os colaboradores – 81,5% deles declararam se identificar com a empresa, 75,9% acreditam ter chances de desenvolvimento e 79% aprovam seus líderes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão de pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



Com o objetivo de auxiliar pessoas e profissionais na importância da busca pelo autoconhecimento, a Gauss Consulting, empresa de consultoria instrumental e assessoria especializada, realiza a palestra sobre “Motivação de Alto Impacto”, no próximo dia 23 de janeiro, em São Paulo. Ministrado por Orlando Pavani Junior, CEO da Gauss e especialista em gestão do comportamento, o encontro trará temas que exploram a necessidade emergencial da mudança de atitude e a saída da zona de conforto em busca de um melhor desempenho e equilíbrio na vida pessoal e profissional.

 

A Gauss também realiza em janeiro o curso Credenciamento para Interpretação do Teste EQ-MAP, em São Paulo. Marcado para o dia 22 de janeiro, o treinamento visa capacitar e credenciar profissionais de RH e gestão a aplicarem e interpretarem o Gráfico EQ-MAP, que mapeia as competências emocionais de uma pessoa de forma a compará-las com as competências desejadas do cargo que a mesma ocupa ou irá preencher. O teste foi criado para primeiramente especificar as competências emocionais e posteriormente mapear se a pessoa que ocupa este cargo detém das competências emocionais desejadas.

 

Também ministrado por Pavani, o curso tem duração de oito horas e aborda temas como Consciência e Expressão Emocional, Satisfações da Vida vivenciadas com Prazer, Criatividade, Insatisfação Construtiva, Poder Pessoal, Qualidade de Vida, entre outros. Além disso, traz os recursos necessários para aplicação e avaliação do EQ-MAP junto aos colaboradores.

 

A novidade para aqueles que fizerem o curso é que quem tiver aprovação na avaliação final, estará credenciado para aplicar e interpretar o teste EQ-MAP. A interpretação poderá ser realizada pela Rede de Profissionais Credenciados, habilitados no curso, conforme a região de concessão. Os profissionais credenciados estarão disponíveis no site da Gauss.

 

Serviço
Motivação de Alto Impacto
Data: 23 de janeiro
Horário: 09h às 12h
Local : Tulip Inn Paulista Convention – Rua Apeninos, 1070, Paraíso – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 4220-4950, no ramal 30

Interpretação do teste EQ-Map
Data: 22 de janeiro de 2010
Horário: 08h30 às 17h30
Local : Tulip Inn Paulista Convention – Rua Apeninos, 1070, Paraíso – São Paulo/SP
Informações e inscrições pelo telefone (11) 4220-4950, no ramal 28

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão de pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



A complexidade da globalização, os avanços tecnológicos e a dinamização das relações trabalhistas criaram um novo cenário no mercado de trabalho, onde a busca pela mão de obra qualificada se reforça e torna-se o diferencial em meio a competitividade. Diante dessas diversidades encontradas para o desenvolvimento dos negócios, a Rede Transamérica optou por investir na gestão de pessoas, visando o desenvolvimento de competências. Às portas de atingir o patamar de dois mil empregados, a rede conta com a Serta RH como parceira.

 

José Lopes Gomes, gerente de Recursos Humanos da Rede Transamérica, relata que na época da implantação do sistema de gestão de pessoas, as operações estavam planejadas para iniciarem em seis meses. Mas, devido à dinâmica das equipes responsáveis tudo se concretizou em 90 dias. “O sucesso foi surpreendente, visto que todos os subsistemas (folha de pagamento, recrutamento e seleção, treinamento, benefícios, saúde ocupacional e cargos e salários) foram implementados na metade do prazo previsto”, completa. Graças a facilidade de acesso à consultoria e implantação de soluções desenvolvidas pela Serta RH, novas ferramentas já foram e estão sendo implantadas. Tais ferramentas facilitaram o planejamento para desenvolvimento dos colaboradores na busca de resultados excelentes.

 

Com recursos que automatizam, rigorosamente, todas as etapas dos processos que envolvem a gestão de RH, o sistema permitiu que a tradicional folha de pagamentos agregasse informações qualitativas, criando a base de dados que agora conta com a riqueza de detalhes no histórico de cada colaborador. Isso possibilita à rede controle sob o próprio negócio, garantindo economia, agilidade, credibilidade e ganho de produtividade. “Adaptação de cultura para desenvolvimento, competências para cargos e práticas de aperfeiçoamento, são atividades que todos os colaboradores podem participar”, afirma Evaldo Burcoski, sócio presidente da Serta RH.

 

Segundo José Lopes Gomes, o sistema inova a gestão de pessoas em muitos aspectos, mas o que realmente trouxe resultados para a Rede Transamérica de Hotéis e a Transamérica Flats, foi o módulo que permite pesquisar o clima organizacional. Funções como análise de competências e avaliação de desempenho entraram como forma estratégica na gestão. “Nossa intenção não é avaliar os colaboradores e seus respectivos supervisores para premiar ou punir quem quer que seja. O que estamos fazendo é ajustar o perfil de cada um deles às expectativas e planejamento dos negócios das 25 empresas que compõem a rede”, afirma Lopes.

 

O executivo conta que em face à facilidade encontrado no sistema Serta RH, já está em andamento a avaliação do perfil de cargo por competências que, quando confrontado com a avaliação de desempenho, facilitará o encontro dos Gaps para elaboração de treinamentos necessários para o aperfeiçoamento de cada profissional. “O sistema registrará as habilidades das pessoas no momento da contratação e da avaliação de desempenho de 90 dias, 180 dias e, na seqüência, anualmente, confrontando-as, mais adiante, com as melhorias por elas adquiridas mediante cursos de capacitação e treinamento. Em seguida, compara os diferentes perfis com os requisitos definidos em cada cargo e função”, explica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão de pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin



A Avaya Brasil, fornecedora de aplicações, software e serviços de comunicação corporativa, foi eleita, pelo terceiro ano consecutivo, uma das “100 Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil”. A premiação é resultado da pesquisa realizada pela consultoria internacional Great Place to Work, que avaliou o nível de confiança dos colaboradores com o ambiente de trabalho e as práticas de gestão de pessoas.

 

“É muito importante para a Avaya fazer parte deste ranking novamente. Isso mostra para nós que estamos no caminho certo e vamos continuar o trabalho que temos realizado para desenvolver os nossos profissionais e proporcionar um ótimo ambiente de trabalho”, afirmou Cleber Morais, presidente da Avaya Brasil. Além da lista das 100 Melhores Empresas para Trabalhar – Brasil, o Great Place to Work destacou 12 sub-rankings e a Avaya está presente em dois deles: As empresas que mais cresceram e As empresas com maior escolaridade.

 

A pesquisa é baseada em duas avaliações: uma com os colaboradores, que responderam a um questionário, voluntário e anônimo, por meio do qual descrevem a realidade da empresa e explicam o que consideram único e diferenciado em seu ambiente de trabalho. A outra é realizada com a própria empresa, que detalha as melhores práticas e benefícios. Há também auditorias realizadas por consultores do Great Place to Work® e uma equipe de jornalistas da revista Época.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão de pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin


A LG Informática, fornecedora especializada em softwares de RH, fechou negócio com a empresa goiana Caramuru Alimentos. Pelo acordo, será implantado um pacote de soluções. As ferramentas serão responsáveis por agilizar as rotinas operacionais do departamento pessoal e RH da Caramuru Alimentos, que atualmente conta com três mil colaboradores.

Com a aquisição do FPw Benefícios, a empresa passará a administrar os benefícios concedidos aos funcionários com mais segurança e agilidade. Já o FPw Cargos e Salários permitirá maior controle da estrutura salarial da empresa, definindo os perfis dos cargos por meio da descrição das atividades desempenhadas, dos requisitos exigidos e da experiência necessária. Os softwares FPw Recrutamento e Seleção e FPw Treinamento auxiliarão na seleção e no desenvolvimento de pessoas de acordo com a necessidade da Caramuru Alimentos.

Com o FPw Currículo Web, o fluxo de informações relativas aos processos de recrutamento e seleção será muito mais ágil, já que os candidatos poderão consultar as vagas disponíveis na empresa e cadastrar seus currículos diretamente no banco de dados, através da Internet. Adquirido para facilitar o cumprimento de normas de gerenciamento dos atendimentos médicos, o módulo FPw Medicina do Trabalho auxilia a preservar as condições de bem-estar dos colaboradores. Ele possibilita o acompanhamento do histórico médico de cada funcionário, de sua contratação até o desligamento da empresa. Finalmente, o FPw Reports vai garantir à Caramuru maior agilidade e independência na geração de relatórios com total liberdade de personalização.

Os funcionários da Caramuru também terão maior autonomia para gerenciar as rotinas do RH, já que a ferramenta Portal RH oferece atendimento totalmente self-service para a emissão de holerites, cadastro de horas extras, reembolsos, solicitação de férias e outras funcionalidades.

Segundo Gustavo Reis Teixeira, diretor de Mercado da LG Informática, a empresa sempre quis ter a Caramuru como cliente, dada a sua importância no contexto econômico de Goiás e do Brasil, mas também, e principalmente, por ser referência em gestão. “A escolha da LG como fornecedora nos honra muito e nos sinaliza o grau de maturidade de nossos produtos”, comemora o diretor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Gestão de pessoas

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin


A preocupação com a capacitação e o acompanhamento dos profissionais ganham força no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A instituição fechou acordo com a Arte Informática para implementar, nas 28 unidades regionais, uma solução de Gestão de Pessoas, com aplicação 100% via web.

Intitulada ArteRH, a solução conta com 40 módulos, que permitirão ao Sebrae acompanhar inteiramente pela Internet e intranet os programas de treinamento, plano de carreira, avaliação de desempenho e certificação de competências. Cerca de 4.500 colaboradores serão beneficiados.

No Sebrae as competências são definidas com base no direcionamento estratégico e macro-processos e estão divididas em cinco diferentes tipos, contemplando características e abrangências próprias. Os profissionais, por sua vez, se enquadram em espaços ocupacionais. De acordo com a complexidade e relevância das competências em relação aos resultados da organização, são estabelecidos pesos diferentes para o tipo de competência e nível de proficiência apresentados.

A avaliação e certificação de competências são utilizadas para enquadrar os colaboradores nos espaços ocupacionais, definir a política de remuneração, bem como para a elaboração do plano de capacitação.

A implementação do ArteRH será realizada em etapas, por um período de 18 meses. A primeira unidade a receber o serviço será o Distrito Federal. Profissionais da Arte serão responsáveis por toda a modelagem e construção do processo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima