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Rafael Sousa, CEO da Segue

Segue destina R$ 1,5 mi para atuar como fincare

Consignado privado da empresa tem fundo próprio e modelo de crédito diferenciado para minimizar o estresse financeiro nas empresas

A Segue, fincare brasileira especializada em educação financeira e crédito, anunciou sua entrada no mercado de crédito consignado privado. Com um fundo próprio inicial de R$ 1,5 milhão, neste início, a escolha por usar capital próprio é para ter mais liberdade e autonomia na concessão dos recursos.  “Nosso modelo é diferenciado. Não vamos conceder crédito para aumentar o endividamento. O objetivo é ajudar realmente quem precisa”, afirmou Rafael Sousa, CEO da Segue. 

Fundada em janeiro de 2023, a empresa, que doa mensalmente 11% do lucro a instituições de amparo a mulheres e crianças, totalizou R$ 35 milhões em operações no consignado público  – destinado a aposentados e pensionistas do INSS. “O Raio-X dos brasileiros em situação de inadimplência aponta que oito em cada 10 encerraram 2023 endividados. E um terço tem contas atrasadas. Por isso, a Segue desenvolveu um modelo de crédito e uma metodologia proprietária, em que olha para o cliente, não para o produto. Por meio de um diagnóstico da saúde financeira do cliente, e como o crédito vai ajudá-lo, a fincare define se fará o empréstimo ou não. O score do cliente não é nossa métrica principal. Estamos trazendo uma nova ótica para o sistema financeiro”, explicou Rafael.

Diminuindo o estresse financeiro 

O projeto está em fase piloto e já firmou parceria com cinco empresas. A primeira fase está prevista para durar até seis meses. “Considerando que, em média, 40% dos funcionários das empresas estão endividados, devemos atender nesse período 500 pessoas, com ticket médio de empréstimo de R$ 3 mil”, afirma o CEO.

Além do diagnóstico financeiro, que considera o total do endividamento e o perfil dos gastos em relação à receita, a empresa também fará o acompanhamento dos colaboradores das empresas, com assessores certificados. Batizado de “Personal Financeiro”, cada cliente será acompanhado de forma individualizada desde o check-up financeiro até as melhores recomendações de soluções e estratégias para reduzir o estresse financeiro e construir um futuro com maior liberdade.

“Nosso modelo funciona como um ‘gympass’ financeiro, beneficiando tanto os funcionários como o RH. Os funcionários passam a ter acesso ao Personal Financeiro para obter orientação personalizada. Por meio de um aplicativo, podem fazer a solicitação de empréstimo, conversar com o seu assessor financeiro e acessar conteúdos de educação financeira e de comportamento. Para o RH, o modelo traz a segurança de um parceiro com atendimento personalizado e a consequente redução do estresse financeiro dos colaboradores. A perda de produtividade devido a preocupação financeira está entrando na pauta de RH no mundo todo”, complementa Souza.

Após o piloto e análises dos resultados, a solução entrará em mar aberto e contará com a parceria com outros fundos de investimentos, já em negociação. “Queremos que esse recurso realmente faça diferença na vida das pessoas. Para isso, estamos nos dedicando a soluções que realmente surtam efeito na educação financeira dos brasileiros”, concluiu o executivo.

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