As micro e pequenas empresas têm crescido muito nos últimos anos. No entanto, a dificuldade de acesso ao crédito, às vezes as leva a inadimplência e, em alguns casos mais extremos, até a falência. De acordo com Francisco Silvio Reposse Junior, diretor operacional do Sicoob, esse segmento tem bastante dificuldade para conseguir crédito nos bancos tradicionais, já que muitas vezes não têm possibilidade de oferecer a garantia exigida. Para auxiliar as companhias nesse sentido, uma medida do Banco Central irá facilitar empréstimos e financiamentos, por meio das cooperativas de crédito. “Historicamente, as micro e pequenas empresas têm encontrado dificuldades para acessar crédito, não somente no Brasil, mas praticamente em todo o mundo. O acesso dessas empresas ao crédito nas instituições financeiras cooperativas gera desenvolvimento para as regiões de atuação das cooperativas, além de proporcionar a expansão dos negócios”, afirma.
De acordo com Reposse, o crédito tem a função de criar poder de compra para o empresário, possibilitando a esse antecipar bens antes de ter adquirido o direito normal a eles, isto é, confiar ao empresário forças produtivas, e não somente isto, mas também a antecipação de lucros futuros. “O acesso ao crédito é um dos mais importantes fatores aceleradores do desenvolvimento econômico de um país. Sem a obtenção de recursos as empresas diminuem sua capacidade produtiva e de investimento, reduzem suas capacidades de faturamento, de geração de emprego e de renda”, diz.
Segundo o executivo, ainda, a resolução representa uma maior segurança de recebimento para as instituições financeiras cooperativas que ofertam esse crédito. “Será possível a ampliação do alcance das cooperativas permitindo que o crédito, antes não acessado, seja investido e se torne um fator de promoção do desenvolvimento local”, comenta.