A inadimplência do consumidor, medido pelo indicador da Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor registrou alta de 1,7% em novembro deste ano, na comparação com o mês anterior. É o segundo crescimento depois de quatro quedas seguidas. Já no acumulado de janeiro a novembro de 2013, na comparação com o mesmo período do ano anterior, o índice caiu 1,5%. Na relação anual (novembro deste ano contra o mesmo mês do ano passado) o indicador também registrou declínio de 10,3%, sendo esta a sexta queda mensal consecutiva na comparação interanual.
As dívidas não bancárias (junto aos cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica, água etc.) e a inadimplência com os bancos foram as responsáveis pela alta da inadimplência em novembro, com variações positivas de 4,6% e 0,9%.
De acordo com os economistas da Serasa Experian, o aumento do custo financeiro das dívidas, determinado pela sequência de elevações das taxas de juros ao longo deste ano, pode ter gerado uma maior dificuldade ao consumidor na hora de honrar os seus compromissos financeiros.