Consumidor em quatro rodas



Recentes, as transformações no comportamento do consumidor brasileiro sinalizam que a busca pela formação patrimonial tem se destacado entre as metas para os próximos anos. Com a elevação do poder aquisitivo da população, a aquisição de veículos particulares, por exemplo, deixou de ser um objetivo difícil de alcançar há algum tempo. Seja por financiamentos, consórcios ou economia para pagar à vista, o sonho de carro próprio já é realidade para muitos cidadãos.

 

Em fevereiro deste ano, o crédito para o financiamento de automóveis apresentou moderada alta de 6,6%, se comparado ao segundo mês de 2011, e fechou com saldo de R$ 201,5 bilhões. Divulgados pela Anef, Associação Nacional das Empresas Financeiras das Montadoras, os dados devem reagir mais intensamente no segundo semestre do ano, historicamente mais aquecido que o primeiro.

 

Como alternativa ao financiamento tradicional, os consórcios tendem a crescer ano a ano. Numa comparação entre 2009 e 2011, a média nacional de participação de consórcios nas vendas internas de veículos leves (automóveis, utilitários e camionetas) subiu 51,3%, passando de 7,8% para 11,8%, respectivamente. É o que revelam os dados da Abac, Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios. “Os números mostram que o brasileiro, sentindo-se seguro em seu emprego e com renda em alta, esteja onde estiver no país, está cada vez mais atento aos seus gastos e investimentos”, informa Paulo Roberto Rossi, presidente executivo da Abac.

 

Apesar do aumento na oferta de crédito e na demanda por consórcios, o anseio por quitar à vista o automóvel, sem se prender a financiamentos, também teve alta recente, de acordo com a pesquisa O Observador 2012, realizada pela Cetelem BGN e pela Ipsos Public Affairs, com 1,5 mil brasileiros. Entre as propriedades que todas as classes sociais buscam, o desejo do carro parece ser unânime.

 

Saiba mais sobre as ondas nos financiamentos de veículos e os anseios do consumidor:

 


Com crescimento moderado de 6,6%, saldo ficou em R$ 201,5 bi em fevereiro

 


RN, PE e DF apresentaram crescimento superior a 100% nas vendas

 


Ano inicia com desejo por aquisição de imóveis e carros sem financiamento

 


Apesar retração, número de adeptos apresenta alta de 12,5% em comparação a 2011

 


Vendas crescem 17,5% e volume de negócios supera R$ 76 bilhões

 


Estudo Cars Online revela tendências da indústria global automotiva

 


Estudo da Capgemini aponta que 67% desejam comprar automóvel pela internet

 

Assista a entrevista com o presidente do Conselho da Abac sobre os consórcios:

 


Fabiano Ferreira, presidente do Conselho da Abac, comenta sobre o crescimento da atividade no X Encontro com Presidentes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima