O INCC (Índice Nacional de SCPC de Crédito ao Consumidor) baseado no número de consultas dos mais de 2200 SCPCs e SPCs de todo o Brasil, atingiu 125,8 em junho deste ano, com crescimento de 7,2% comparativamente ao mesmo período do ano de 2010. E comparado ao mês de maio houve queda de 4,4%.
De acordo com o economista-chefe da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Marcel Solimeo, a retração em relação a maio se explica pelo menor número de dias úteis e, também, devido ao Dia das Mães. “Os dados revelam, no entanto, que as vendas do varejo ainda continuam registrando expansão bastante elevada, apesar das medidas restritivas que vem sendo adotadas pelas autoridades monetárias”, declara.
Quanto à inadimplência, houve forte aumento do número de Registros Negativos incluídos nos cadastros dos SCPCs e SPCs , de 15% sobre junho de 2010, mas compensado em boa parte pelo crescimento do número de Registros Cancelados, de 12,5% no mesmo período.
Segundo o economista, as perspectivas para o segundo semestre são de continuidade da expansão das vendas do varejo, porém em ritmo mais lento do que o da primeira metade do ano, com a inadimplência mantendo-se em patamar superior ao de 2010, mas abaixo do observado em 2009.