O número de pedidos de empréstimo pessoal para novos negócios apresentou alta de 90% em agosto, em relação ao mesmo período do ano passado, indica estudo feito pela Lendico, fintech de crédito pessoal. O número caminha junto com pesquisa de mercado que mostra que apenas no primeiro semestre deste ano foram registradas 1,2 milhão de novas empresas no país, segundo o Indicador Serasa Experian de Nascimento de Empresas.
Em uma comparação com agosto de 2017, a plataforma observou aumento 66% de aumento de pedidos de empréstimo para investir na empresa; 48% para eletrônicos e eletrodomésticos; 45% de aumento para compra/refinanciamento imobiliário; 37% para tratamento médico; 30% para pagar dívida; 28% para mobília reforma e/ou mudança; 21% para férias e viagens; 13% para educação. Em relação a julho de 2018 houve aumento de 23% no número de solicitações de empréstimo para tratamento médico, e 23% para pagamento de dívidas. Para eventos e festas a fintech também aponta aumento de 21%. Para educação um leve aumento de 16%.
O perfil do solicitante de empréstimo via fintech é jovens de 21 a 40 anos, representando 68% dos pedidos totais. Outros 24% são formados pelo grupo de 41 a 60 anos; 5% até 20 anos; e 3% pelo grupo com mais de 61 anos. Profissionais com carteira assinada foram responsáveis por 39% dos pedidos em agosto e os autônomos 30%, aposentados/pensionistas, desempregados, donas de casa, empregados domésticos, empregados sem carteira assinada, empregadores, estudantes, funcionários públicos e rentistas somaram juntos 31% dos pedidos.