O número de cooperativas de crédito de livre admissão cresceu 100% nos últimos dois anos no Estado, segundo levantamento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo, SescoopSP. O número dessas cooperativas saltou de seis, em dezembro de 2011, para 12, em dezembro de 2013.
Os Postos de Atendimento ao Cooperado, PACs, dessas cooperativas também registraram crescimento no período, só que de 434%, saltando de onze para 59 unidades no Estado de São Paulo. O levantamento também analisou as cooperativas de crédito de outros segmentos, que tiveram queda de 11,5%. Eram 278 unidades em 2011 contra 246 em 2013.
O consultor técnico do ramo crédito do Sescoop/SP, Gil Agrela, avalia que o crescimento das cooperativas de crédito de livre admissão é uma tendência no mercado. “Elas precisam ampliar sua base de associados e as transformações e aglutinações serão cada vez mais comuns na busca de ganho de escala”, afirma. Segundo ele, isso vai permitir o fortalecimento da estrutura patrimonial das cooperativas de crédito. “Elas querem conquistar o tão sonhado dois dígitos de participação do mercado”, analisa.