Tanto a evolução tecnológica dos últimos anos como a multicanalidade em si ajudaram as empresas de cobrança a solucionar o problema em localizar o devedor. Principalmente essa nova geração de consumidores que vem surgindo – praticamente adeptos da tecnologia para facilitar, cada vez mais adeptos ao uso de smartphones e tablets na realização das tarefas diárias. Para isso, as recuperadoras de crédito devem estar preparadas para esse mundo mobile, seja tecnologicamente, como com especialização dos colaboradores, que é mais presente na vida das pessoas do que o próprio computador em si.
Para Sérvio Túlio de Barcelos, diretor presidente do Grupo Barcelos – Recuperação de Crédito e Serviços Jurídicos, comenta que o maior desafio da migração para esse novo modelo de cobrança é trazer os mesmos critérios de qualidade e segurança das informações trocadas com os devedores, como já existem atualmente nos atendimentos telefônicos. “Os dados das negociações devem ser armazenados com o mesmo cuidado que as gravações e e-mails, pois servem para a avaliação da qualidade do serviço e defesa das empresas em eventuais ações judiciais”, explica.
Apesar disso, fica claro que já trabalhar com a tecnologia mobile é um diferencial entre as empresas de cobrança, principalmente ao perceber que muitas ainda estão se adequando e aprendendo a trabalhar com a multicanalidade. Inclusive porque não aumenta só a agilidade no contato com os devedores, mas também com a rede de colaboradores. “Em algumas parcerias, os contatos com os times dos credores – gerentes, operadores, negociadores internos -, é fundamental para o sucesso na recuperação e as ferramentas mobile facilitam também este contato”, conclui Barcelos.