Empresas recuam 4,4% na procura por créditos



Os dados do Indicador Serasa Experian de Demanda das Empresas por Créditos revela que a procura de crédito pelas empresas recuou 4,4% em fevereiro de 2013, em comparação com janeiro de 2013. Em relação a fevereiro de 2012, a demanda das empresas por crédito caiu 4,8%. 0s números mostram que o primeiro bimestre de 2013 marcou queda de 5,1% frente ao primeiro bimestre do ano passado.


A queda na procura das empresas por crédito em fevereiro de 2013 já era esperado pelos economistas da Serasa Experian, devido a forte elevação de 19,3% verificada em janeiro, a segunda maior de toda a série histórica, como também pelo impacto do Carnaval que reduziu para 18 o número de dias úteis em fevereiro deste ano, contra 22 dias de janeiro e 19 dias úteis de fevereiro de 2012.


Todos os portes empresariais apresentaram recuo na procura por crédito. As micro e pequenas empresas marcaram queda de 4,7%. Nas médias empresas o recuo foi de 1,0%. Já as grandes empresas mantiveram em fevereiro a sua busca por crédito praticamente no mesmo patamar observado em janeiro, com recuo de apenas -0,1%.


Entre os setores, a maior queda na demanda por crédito foi no setor industrial, com queda de 5,8% frente ao mês de janeiro. As empresas de serviços diminuíram a sua procura por crédito em 4,5% no segundo mês de 2013, enquanto as empresas de comércio exibiram recuo de 4,1%.


Analisando os dados por região, as empresas do Nordeste tiveram maior queda na procura por crédito no mês de fevereiro de 2013, com 6,6% frente a janeiro. Nas empresas da região Sul o recuo foi de 5,6%. No Centro-Oeste e no Norte, as quedas foram de 4,4% em procura por crédito no segundo mês de 2013. A região Sudeste marcou o menor recuo, com -3,3%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima