O Indicador de Risco de Crédito, IRC, da Boa Vista Serviços, administradora do SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito, mostra que os consumidores que buscaram crédito nos últimos 12 meses reduziram o risco de se tornarem inadimplentes em 1,7% no 3º trimestre de 2013, em relação ao mesmo período do ano anterior, passando de 100,6 para 98,9. Os indicadores foram apresentados pelo economista Flávio Calife e pelo diretor de Marketing, Inovação e Sustentabilidade, Fernando Cosenza. Ambos comentaram sobre o período de estabilidade dos indicadores.
Na comparação contra o 2º trimestre de 2013, o indicador de risco manteve estabilidade, ficando em 98,9. “Ele tende a ficar estável pelos próximos dois trimestres”, afirma o economista. Pelos últimos resultados, a inadimplência do consumidor que já vem em queda desde o 4º trimestre de 2012, deve continuar a sua trajetória de queda em 2013, com tendência de estabilidade para o início de 2014.
Já o diretor fez uma analise do comportamento do consumidor e apontou uma melhora no planejamento financeiro. “O planejamento serve para usar o crédito a seu favor”, afirma. A pretensão de quitar completamente as dividas cresceu 6% no ultimo trimestre e 100% dos consumidores em divida afirmaram que serão capazes de efetuar o pagamento no prazo. “O endividamento cresceu, mas o comprometimento também, o brasileiro está mais cauteloso”, explica.
Cosenza também comentou sobre o cadastro positivo, que em sua opinião, aliado a educação financeira trará “um cenário de crédito de mais qualidade” e apontou um consumo mais equilibrado por parte dos consumidores neste fim de ano. “O crédito é bom, mas com o credito vem a divida, que precisa ser equilibrada”, conclui.