De acordo com estudo, o descontrole financeiro foi o maior responsável pela inadimplência em cheques, e levou 46,6% das mulheres a não ter condições de sanar suas dívidas entre os meses de março e maio de 2015. Foi o que identificou a pesquisa Perfil do Consumidor Inadimplente realizada pela Central de Recuperação da TeleCheque, feito via telefone, e foi realizado com 1.025 pessoas por meio da Central de Recuperação da empresa.
Ainda de acordo com o perfil traçado pela pesquisa, as mulheres inadimplentes não têm filhos, são solteiras, contam com 2° grau completo, são funcionárias de empresas privadas, ganham em média dois a três salários mínimos e suas dívidas variam entre R$ 200 e R$ 499,99. “É cada vez maior o número de mulheres que buscam independência, responsáveis pelas despesas fixas da casa, como água, luz, telefone, IPTU e alimentação. Tais despesas, somadas aos gastos com vestuário e cursos de especialização – típicos de quem investe na carreira, e à ausência de um planejamento financeiro adequado, acabam levando ao descontrole, e, consequentemente, ao endividamento” afirma Carlos Eduardo Souza, diretor Nacional de Recuperação.
Já entre os homens o maior responsável pelo descontrole financeiro são os gastos com a manutenção de seus carros, e o perfil é bastante parecido com o feminino: eles estão na mesma faixa etária, são funcionários de empresas privadas, casados e sem dependentes, ganham em média de dois a quatro salários mínimos. Além do descontrole financeiro, outro motivo que leva à inadimplência, tanto de homens como de mulheres, é o empréstimo do nome ou ser fiador de alguém que não honrou os pagamentos. Fazem parte desse universo 8,8% dos entrevistados.