A inadimplência do consumidor beirou a estabilidade em junho de 2015, variando apenas 0,3% na comparação com o mês anterior (maio/15), na avaliação da série com ajuste sazonal, de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). No acumulado em 12 meses (julho/14 a junho/15 contra os 12 meses antecedentes) a inadimplência subiu 1,5%, e na avaliação interanual (junho/15 contra junho/14) a alta foi de 1,2%.
Mesmo com a piora de diversos indicadores macroeconômicos nos últimos meses, como o aumento da desocupação no mercado de trabalho, elevação dos juros e tributos, entre outros fatores, o consumidor se mantém cauteloso e isso contribui para que ainda não seja observada uma maior deterioração na inadimplência das famílias. Com isso, a Boa Vista SCPC estima que o Indicador de Inadimplência do Consumidor encerre 2015 com ligeiro crescimento, em torno de 3,0%.
Na análise regional, a avaliação mensal (junho/15 contra maio/15) na série com ajuste sazonal, todas as regiões apresentaram queda da inadimplência, exceto a região Sudeste, onde os números registraram alta de 1,9%. Nas demais regiões, a inadimplência caiu: 3,4% no Norte, 1,8% no Centro-Oeste e 1,2% no Nordeste e no Sul.
Na análise do varejo, a avaliação mensal dessazonalizada apresentou no resultado nacional elevação de 1,9%. Com exceção da região Sudeste, onde a inadimplência obteve alta, de 5,3%, houve queda nas demais regiões: 2,9% no Nordeste, 2,4% no Centro-Oeste, 2,1% no Sul e 1,3% no Norte.