Os registros de inadimplência caíram 0,4%, em 2013, em todo o país, descontados os efeitos sazonais, segundo a Boa Vista Serviços. Ao longo dos primeiros seis meses, os registros de inadimplência mantiveram a queda iniciada no final de 2012. A partir do segundo semestre, após uma reversão temporária dessa tendência, o indicador encerrou o ano em queda, com nível menor que o registrado em dezembro do ano anterior.
A melhoria do quadro da inadimplência pode ser justificada pela continuidade de fatores como aumento dos rendimentos reais, baixo desemprego, queda dos juros, entre outros, segundo a empresa. Além disso, em 2013 houve um grande ajuste do mercado de crédito, tornando-o mais saudável, com credores mais seletivos e consumidores mais cautelosos em relação ao uso do crédito.
No mês de dezembro de 2013, os indicadores das regiões Nordeste e Sudeste foram os que mais caíram, respectivamente 4,7% e 5,2%, expurgados os efeitos sazonais. No Centro-Oeste a queda foi de 2,6%, Norte 3,2% e Sul 2,9%. Ao confrontar o resultado acumulado de 2013 com 2012, a região Sudeste foi a única a apresentar retração (-3,4%), trazendo o indicador geral para baixo. As elevações mais relevantes ocorreram no Nordeste (7,2%) e no Norte (4,7%).