Inadimplência do consumidor cai

A inadimplência do consumidor caiu 3,8% em maio, de acordo com dados nacionais dessazonalizados da Boa Vista SCPC. Na avaliação acumulada em 12 meses (junho de 2016 até maio de 2017 frente aos 12 meses antecedentes) houve retração 3,4%. Na avaliação acumulada no ano a inadimplência caiu 0,2%. Já quando comparado o resultado de maio contra o mesmo mês de 2016 houve aumento de 6,7%. Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, ocorreu crescimento apenas na região Norte (0,3%) e queda nas demais regiões, com Centro-Oeste variando -0,1%, Nordeste -1,1%, Sul -2,9% e Sudeste -5,2%.
As adversidades ocorridas na economia ao longo dos últimos dois anos geraram grande cautela nas famílias, inibindo o consumo e consequentemente contribuindo para a diminuição do fluxo de inadimplência. Mantendo a perspectiva de pequeno crescimento da economia e renda, juros menores e inflação controlada, espera-se uma retomada sustentável da demanda de crédito, expandindo a renda disponível das famílias, fatores que deverão colaborar para a manutenção de um ritmo estável da inadimplência em 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inadimplência do consumidor cai

A inadimplência do consumidor na cidade de São Paulo teve queda de 1,8% em fevereiro, avaliação mensal, de acordo com os dados da Boa Vista SCPC, Serviço Central de Proteção ao Crédito. Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, houve retração de 6,3%. Já no acumulado do ano a queda foi de 3,5.
Já o indicador de recuperação de crédito do consumidor na cidade, obtido a partir da quantidade de exclusões dos registros de inadimplência, apontou queda de 0,3% em fevereiro, na avaliação mensal. Na comparação interanual, contra o mesmo mês do ano anterior, o indicador subiu 10,9%. E no acumulado do ano o aumento foi de 1,1%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Inadimplência do consumidor cai

A inadimplência do consumidor obteve queda de 4,2% em agosto de acordo com dados nacionais da Boa Vista SCPC, descontados efeitos sazonais. Nos valores acumulados em 12 meses até o mês de referência (entre setembro de 2015 e agosto de 2016 contra os 12 meses antecedentes) houve elevação de 2,2%. Na avaliação contra o mesmo mês do ano anterior, agosto apresentou queda de 10,0%, enquanto no acumulado do ano houve alta de 1,0% frente ao mesmo período do ano anterior.
  
Regionalmente, na análise acumulada em 12 meses, a maior elevação ocorreu no Norte (3,9%), seguida das regiões Nordeste (3,7%), Centro-Oeste (3,5%) e Sudeste (2,0%). Já a região Sul obteve queda de 0,3%.
  
A cautela do consumidor, a fraca atividade econômica e a respectiva diminuição do endividamento das famílias têm agido de modo a compensar os fatores macroeconômicos que pressionam negativamente o orçamento das famílias, tais como inflação em patamares elevados, aumento do desemprego e diminuição da renda. Desta forma, o fluxo de inadimplência permaneceu praticamente estável ao longo de 2016, perspectiva que deverá ser mantida até meados de 2017.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima