Inadimplência do consumidor volta a aumentar



O Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor cresceu 4,9% em março de 2012, na comparação com fevereiro deste ano. No fechamento do primeiro trimestre do ano, o índice apontou aumento de 18,2%, inferior ao de igual período de 2011 (21,4%). Na relação de março deste ano contra o mesmo mês do ano passado, o indicador apresentou alta de 19,8%.

 

Segundo os economistas da Serasa Experian, o aumento da inadimplência em março cumpriu a sazonalidade porque é um período em que o consumidor acabou de pagar o IPVA e ainda tem pressões do IPTU e dos gastos escolares sobre o seu orçamento. Os juros elevados também continuam impactando o consumidor mais endividado no cheque especial e no rotativo do cartão de crédito.

 

Na decomposição do indicador, a inadimplência não bancária (cartões de crédito, financeiras, lojas em geral e prestadoras de serviços como telefonia e fornecimento de energia elétrica e água) e os cheques sem fundos puxaram o crescimento do índice com variação de 6,9% e 18% e contribuição de 2,7% e 1,7%, respectivamente. As dívidas com os bancos e os títulos protestados contribuíram com 0,1% e 0,3%, respectivamente, para o aumento do indicador de inadimplência do consumidor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima