O Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência do Consumidor recuou 1,3% em janeiro de 2012, atingindo o patamar de 99,7 pontos. A partir da sequência de quedas do índice, observada em pouco mais de seis meses, economistas do Serasa Experian sinalizam que o pior momento para inadimplência dos consumidores, após a tendência de alta exibida desde início do ano passado, parece já estar ficando para trás.
Para os especialistas, o cenário deve melhor mais ao longo de 2012, motivado por fatores como o recuo da inflação, o aumento de 14% do salário-mínimo nacional, a manutenção de patamares historicamente baixos das taxas de desemprego, a continuidade da redução das taxas de juros e o crescimento mais moderado do endividamento do consumidor.
Já o Indicador Serasa Experian de Perspectiva da Inadimplência das Empresas caiu 0,5% em janeiro de 2012, atingindo o patamar de 101,2. Segundo os economistas do órgão, nos próximos meses, as reduções graduais do índice devem continuar, uma consequência da queda dos níveis de inadimplemento dos consumidores.