Inovações no setor de cobrança

Cerca de 400 pessoas estiveram no III Fórum de Inovação do Instituto Geoc, realizado no Hotel Jaraguá, em São Paulo, e conheceram algumas das ferramentas e soluções modernas desenvolvidas para o segmento de cobrança, apresentadas por companhias de Tecnologia, TI, Telecom, Operações e Planejamento, RH e Qualidade. 
Após o discurso de abertura feito por Edberto Hernandes Blanco, presidente do IGeoc, teve início uma palestra sobre educação financeira, com o professor e coordenador do MBA em finanças do Ibmec, do Rio de Janeiro, Roberto Zentgra. Ele citou dados mostrando que 64,3% das famílias brasileiras estão endividadas; 21,6% possuem débitos em atraso; e 7,5% não terão condições de pagar. Para Zentgraf, o consumo mais fácil provoca o fenômeno ‘adiar o poupar o dinheiro’. Ele acredita que, para as pessoas viverem em equilíbrio, é preciso seguir quatro regras básicas: trabalhar, poupar, ter um seguro de vida ou acidente e se  divertir. “O problema é que o brasileiro sai do trabalho direto para o lazer, sem fazer um planejamento”, analisa. 
Após a conferência de abertura, foram apresentados cases de sucesso dividido por áreas. As empresas Ollos, Talktelecom, Total IP, Comuniki e Plusoft apresentaram produtos para o público de Tecnologia, TI e Telecom. Vertoue, Zipcode, Synercorp, PG e Microcity mostraram soluções para os executivos de Operações e Planejamento. E os participantes que atuam nas áreas de Recursos Humanos e Qualidade assistiram as palestras das empresas W3Net; Ibmec; Serasa; Iron Montain; e AM3. 
Paralelamente, foram conduzidos workshops nas áreas de Recursos Humanos e Estratégia/Negócios. Willian Corrêa, da agência digital Xpirit, falou sobre “Tendências e inovações em gestão de pessoas, excelência em qualidade de atendimento e motivação de equipes”. Para ele, diante das tecnologias sociais, as empresas e seus gestores precisam adotar uma nova postura para manter suas equipes motivadas, encontrar novos talentos e diminuir  o turnover. “O Facebook, Twitter, Linkedin e demais redes sociais precisam ser vistas como uma ferramenta a favor da produtividade e qualidade do ambiente de trabalho. Criar a sinergia entre ambiente externo e interno é fator fundamental para obtenção dos melhores resultados”, concluiu.
Renato Meirelles, do DataPopular, apresentou o tema “Perfil socioeconômico brasileiro e o mercado de cobrança: Novos caminhos para excelência e performance operacional”. Atualmente, 20% dos brasileiros são considerados classe alta, 52% classe média e 28% classe baixa. Em 2022 serão 30% classe alta, 57% e apenas 14% classe baixa. A classe média é disparada a que mais cresce no país. “Em contrapartida, 55 milhões de adultos ainda não possuem conta em banco no Brasil e 59% costumam comprar fiado. É preciso entender a cabeça desses 100 milhões de brasileiros que movimentam um trilhão de reais que formam a nova classe média”, ressaltou Meirelles. 
            
O Fórum de Inovação do IGeoc foi finalizado com palestra do psiquiatra e escritor, Roberto Shinyashiki. A solenidade de encerramento também contou com a entrega simbólica de um cheque de R$ 33 mil ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, Graacc. “As doações para a entidade fazem parte da tradição do evento, desde a primeira edição em 2011”, lembrou a superintendente do Instituto GEOC, Anna Zappa.

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