Do total de consultas de crédito voltadas para compra de veículos novos e usados (carros e motos) feitas entre julho e setembro deste ano, 21,7% foram provenientes de consumidores do grupo Jovens Adultos da Periferia, composto por moradores de zonas periféricas das áreas urbanas ou rurais. Este é o resultado de um estudo inédito da Serasa Experian que tem como base o modelo de segmentação Mosaic Brasil, que leva em conta 11 grupos dominantes da população brasileira.
O levantamento considerou um total de 2.741.632 consultas de crédito realizadas no período, número 1,0% menor que o registrado no mesmo período de 2013 (2.764.898). O estudo aponta que em segundo lugar no ranking de compra de veículos está o grupo denominado Adultos Urbanos Estabelecidos, composto por pessoas com boa renda e padrão de vida relativamente confortável, que foi responsável por 19,5% das consultas de crédito no período.
Na terceira colocação entre os maiores compradores de veículos do Brasil está o grupo chamado de Massa Trabalhadora Urbana, composto por pessoas de baixa remuneração que, em geral, exercem atividades associadas ao trabalho manual e vivem em grandes centros urbanos. Este grupo respondeu por 13,0% do total de consultas de crédito do período.
Em quarto lugar no ranking estão os Donos de Negócio, predominantemente homens empreendedores entre 25 e 55 anos. Este segmento respondeu por 12,6% das consultas. A Juventude Trabalhadora Urbana, composto em sua maioria por pessoas solteiras, moradoras de grandes áreas urbanas e em início de carreira, vem em seguida na lista com 11,2% das consultas. Veja o ranking completo na tabela abaixo.