Muito mais que recuperar dívidas, é preciso ter um bom relacionamento com os clientes. As empresas do mercado de cobrança entendem cada vez mais essa realidade. Além disso, essas companhias estão convencidas de que é preciso colaborar para que o consumidor use o crédito de forma cada vez mais equilibrada, segundo Fernando Cosenza, diretor de sustentabilidade da Boa Vista Serviços. “É o que na Boa Vista SCPC chamamos de sustentabilidade do crédito. Nesse sentido, as empresas, para atender a essa necessidade de mercado, vêm direcionando esforços para melhorar a estrutura de base de dados, com a utilização de ferramentas de análise de propensão, segmentação de perfis e ferramentas de acionamento mais indicado para cada perfil de cliente”, comenta.
Investir em uma ferramenta que estruture as bases de dados de uma empresa é essencial, segundo Cosenza, pois com ela é possível aperfeiçoar a recuperação de crédito aumentando a rentabilidade da operação. “Investir em uma ferramenta com esse propósito significa fazer a abordagem mais adequada, pelo canal mais adequado, a cada perfil de consumidor, de acordo com o tempo da dívida, o valor, a probabilidade de pagamento, o tempo de relacionamento com esse consumidor, entre outras variáveis”, esclarece.
Para o executivo, as novas soluções, além de estruturar a base de dados de forma customizada, também trazem muitos benefícios no que diz respeito aos custos da empresa. “As margens de remuneração estão se estreitando cada vez mais e o grau de exigência de resultado também. Por isso as soluções estão cada vez mais avançadas, permitindo ‘fazer mais com menos'”, explica.