O Nordeste é a única região do Brasil onde o número de mulheres negativadas é superior ao dos homens, são 51,7% contra 48,3%, segundo Mapa da Inadimplência divulgado pelo Serasa Experian. No Brasil os homens representam a maioria dos inadimplentes, com 50,9%.
Ainda segundo o estudo, dos 57,2 milhões de brasileiros inadimplentes, 24,7% estão no Nordeste. O que coloca a região em segundo lugar das que mais devem no país. O Sudeste ocupa o primeiro lugar, concentrando 45,2% dos inadimplentes.
Porém, o valor médio das dívidas em atraso no Nordeste é o mais baixo do país. Cada inadimplente da região deve, em média, R$ 3.177,00. As dívidas mais caras do país estão no Centro-Oeste, onde o valor médio é de R$ 5.292,00.
Uma das explicações para a maioria feminina na inadimplência do Nordeste pode ser o fato de a região ser a que apresenta o maior índice de lares comandados por mulheres. Segundo dados da PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra de Domicílios) do IBGE, de 2013, 40,1% das famílias nordestinas são mantidas financeiramente por mulheres.