A Pesquisa Serasa Experian de Expectativa Empresarial revelou que 58% das instituições financeiras em todo o Brasil acham que a oferta de crédito para as empresas crescerá no primeiro trimestre de 2010 em relação ao verificado no quarto trimestre de 2009. Para 36% dos entrevistados a oferta será a mesma e para 6% cairá. No caso da oferta de crédito ao consumidor, 80% das instituições financeiras acham que crescerá no primeiro trimestre de 2010, na mesma base de comparação. Para 15% ficará igual e para apenas 5% cairá.
O estudo mostrou também que para 56% dos empresários brasileiros, as condições de crédito (prazos, encargos e limites) serão iguais no primeiro trimestre de 2010, na comparação com as do último trimestre de 2009. Para 38% serão melhores e para 6% serão piores. Na análise por setor, a indústria é o que acredita em condições melhores de crédito, segundo 41% de seus empresários e 55% acham que serão as mesmas no início de 2010. Os serviços têm 38% acreditando em condições mais favoráveis e 55% nas mesmas. Para o comércio, 36% acreditam em condições melhores e 60% ficam com as mesmas condições de crédito.
Por porte, as grandes empresas são as que mais percebem as melhores condições do crédito, segundo 48% se seus empresários. Nas médias (57% de seus empresários) e nas pequenas (58%), a maioria das opiniões ainda não vê condições melhores de crédito. Na análise regional, novamente os empresários do Nordeste se mostram divididos (48% para cada modalidade de resposta) entre melhores e iguais condições de crédito no 1º trimestre de 2010. No Norte, 42% acham que as condições vão melhorar e 51% serão as mesmas. No Sul, Sudeste e Centro-Oeste, a maioria acredita que as condições de crédito não se alterarão no período.