Pensando no cliente!

É fundamental para as empresas de cobrança conseguir uma comunicação assertiva com cada cliente, pois, assim, as operações de recuperação conseguem ter ainda mais sucesso. Algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar nessa busca, como as soluções de analytics. Isso porque, elas permitem personalizar o contato do operador com o cliente. “É importante utilizar a inteligência analítica na área de cobrança para segmentar o perfil dos clientes e escolher a melhor abordagem, o melhor canal para contatá-los, pois para o devedor, na maioria das vezes, é uma situação muito delicada”, explica Alexandre Rodrigues Pereira, sócio diretor da Localcred.
Com isso, personalizando o contato, a empresa pode conseguir mais facilmente conquistar a confiança do cliente, o que ajuda a fidelizá-lo. “A personalização do contato traz confiabilidade e parceria”, afirma Pereira. E fidelizar o cliente é importante tanto para as empresas de cobrança, quanto para aquelas que as contratam. Pereira comenta que “uma vez que a empresa trata com cordialidade uma fase em que o cliente não pode acordar um pagamento e essa empresa contrata um serviço de cobrança que dê liberdade ao cliente”, ela garante sua fidelização.
Porém, para trabalhar com esse tipo de tecnologia, a empresa tem que estar ligada as tendências de mercado e bem preparada. Como afirma Pereira, os obstáculos sempre existirão quando a empresa não possui informações sólidas, infraestrutura ou não se prepara e acompanha as novas tendências. “A Localcred usufrui de um banco de dados sólido e segue um padrão de segurança da informação”, completa.

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Pensando no cliente

A qualidade e a transparência devem ser levados em conta pelas empresas ao escolherem e produzirem conteúdo para as redes sociais. Não existe uma receita a ser seguida, mas alguns pontos são imprescindíveis, segundo Adriana Solé, gerente de digital advertising da Tim Brasil. “Ao entrar nas redes sociais, a empresa precisa ser honesta e cuidadosa. Além de trazer características de inovação, que a Tim também preza em todas as suas atividades. Por fim, é preciso falar de temas de interesse do nosso público, trazendo informações relevantes, ou que o ajudem os clientes em seu dia a dia”, diz. 
Segundo ela, a operadora investe em mensagens rápidas e que sejam diretas, além de adequar o perfil para cada rede social. Hoje, ela está presente no Facebook, Twitter, YouTube e Foursquare. “A empresa entende a particularidade da linguagem de cada canal e adequa o conteúdo ao perfil da rede social a que é destinado bem como suas diferentes propostas e abordagens”, conta.
Para acompanhar e avaliar a assertividade da empresa, a Tim realiza pesquisas constantes e monitora a repercussão das postagens nas redes sociais. “O objetivo é verificar se os conteúdos estão sendo bem compreendidos, qual a relevância de determinada mensagem para cada tipo de consumidor, dentre outras informações. Acreditamos que esse monitoramento é fundamental para a estratégia digital de qualquer companhia e avaliamos com muita atenção as informações coletadas”, comenta Adriana. 
Segundo a gerente, a Tim também procura trabalhar com abordagens diferenciadas. “Observamos cada vez mais o interesse do público por conteúdos em vídeo, por exemplo. Fizemos algumas ações como a #CantaIssoLatino que, além dos vídeos, trazia uma pegada de humor gerando forte identificação com o target. Mas, mais uma vez, tudo depende do momento e do que é importante para o consumidor em determinada situação”, conta. Além disso, segundo Adriana, a operadora posta nas redes sociais informações sobre seus produtos, oferta, campanhas, concursos culturais, etc.

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