É fundamental para as empresas de cobrança conseguir uma comunicação assertiva com cada cliente, pois, assim, as operações de recuperação conseguem ter ainda mais sucesso. Algumas ferramentas tecnológicas podem ajudar nessa busca, como as soluções de analytics. Isso porque, elas permitem personalizar o contato do operador com o cliente. “É importante utilizar a inteligência analítica na área de cobrança para segmentar o perfil dos clientes e escolher a melhor abordagem, o melhor canal para contatá-los, pois para o devedor, na maioria das vezes, é uma situação muito delicada”, explica Alexandre Rodrigues Pereira, sócio diretor da Localcred.
Com isso, personalizando o contato, a empresa pode conseguir mais facilmente conquistar a confiança do cliente, o que ajuda a fidelizá-lo. “A personalização do contato traz confiabilidade e parceria”, afirma Pereira. E fidelizar o cliente é importante tanto para as empresas de cobrança, quanto para aquelas que as contratam. Pereira comenta que “uma vez que a empresa trata com cordialidade uma fase em que o cliente não pode acordar um pagamento e essa empresa contrata um serviço de cobrança que dê liberdade ao cliente”, ela garante sua fidelização.
Porém, para trabalhar com esse tipo de tecnologia, a empresa tem que estar ligada as tendências de mercado e bem preparada. Como afirma Pereira, os obstáculos sempre existirão quando a empresa não possui informações sólidas, infraestrutura ou não se prepara e acompanha as novas tendências. “A Localcred usufrui de um banco de dados sólido e segue um padrão de segurança da informação”, completa.