Quebrando paradigmas

Apesar de já ter alcançado popularidade entre os empresários – especialmente entre os europeus e norteamericanos -, a prática de coaching ainda enfrenta a falta de credibilidade, especialmente por ser uma ferramenta com bases na psicologia e, teoricamente, esta não possui nenhuma relação com o mundo dos negócios. Para quebrar esse paradigma, diversos especialistas vêm trabalhando cada vez mais a fim de demonstrar os benefícios da prática, bem como essa pode ser aproveitada por empresas de qualquer porte e segmento. “Um programa de coaching possibilita às empresas o desenvolvimento de seus profissionais em todos os níveis e os resultados podem ser mensurados”, pontua Isabel Spindola, escritora e máster coach. 
De acordo com a especialista, os profissionais se beneficiam tanto pessoal, como profissionalmente, pois o coaching promove aprendizado acelerado e com isso permite o amadurecimento da equipe e de seus líderes. “As práticas individuais são apropriadas para pessoas com cargos de gestão e para os executivos, enquanto o coaching de Equipe deve ser realizado para lideranças jovens. Ambas as formas permite mensurar os resultados”, explica Isabel Spindola, escritora e máster coach.
Quando questionada sobre como a prática pode auxiliar as empresas de cobrança e se este alguma diferença entre negócios do mesmo setor, a especialista dá a dica: “Deve-se estabelecer um programa de coaching que envolva desde a alta direção aos executivos principais. Quando se define um propósito para o negócio e envolve seus executivos para a execução, o processo de coaching ajuda a potencializar competências e desenvolver outras, e a empresa se beneficia com o crescimento de todos. Quanto ao método,não há de diferença, e sim a adequação na sua aplicabilidade em razão das expectativas e objetivos da empresa que contrata os serviços.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima