Atualmente, as redes sociais se posicionam entre os mais importantes canais de comunicação corporativa, pois, estabelecem um relacionamento direto entre a empresa e seus clientes e fornecedores. Diante desse novo cenário, cada vez mais gestores desenvolvem suas estratégias e focam resultados nessa interação digital. “Empresas com boas estratégias de marketing digital estão atentas ao grande número de pessoas que interagem diariamente por meio das redes sociais em busca de oportunidades para alavancar seus negócios, dinamizar o relacionamento com os clientes e promover sua marca” afirma a Coordenadora de Marketing da PC Sistemas, Gheissy Barbosa dos Santos.
De acordo com ela, um fator invariavelmente levado em consideração pelas empresas ao direcionar suas metas para as redes sociais é a otimização dos custos operacionais. Além da conexão e da constante interatividade com os clientes, a redução dos gastos também faz diferença para as corporações, independentemente de estar ou não inserida no segmento de crédito e cobrança. “Os bons resultados colhidos através do trabalho nas redes sociais são muito mais estratégicos do que financeiros. A utilização de mídias digitais possui um custo reduzido em relação a outros tipos de mídias, mas isso não isenta a preocupação com o investimento no ramo digital devido seu crescimento e relevância à comunicação atual”, destaca a coordenadora de marketing.
Para acompanhar essa tendência as empresas de crédito e cobrança devem atentar para a importância de estarem presentes nesta plataforma e de que cada segmento deve estabelecer suas próprias estratégias de comunicação digital, a fim de captar seu perfil de usuário. “As empresas de crédito e cobrança tendem, naturalmente, a ter as redes sociais como fortes ferramentas aliadas ao seu relacionamento com clientes e também para outros fatores integrados a este meio de comunicação digital, devido à tendência de centralização do mesmo”, finaliza.