Segundo pesquisa realizada em 2011 para o MBA executivo em Crédito e Cobrança oferecido pelo Instituto GEOC, Instituto Gestão de Excelência Operacional em Cobranças que reúne as principais empresas de cobrança do País, em parceria com a ACREFI, a Associação Nacional das Instituições de Crédito, Financiamento e Investimento, que aborda a eficiência das redes sociais na localização de inadimplentes, 613 clientes de um total de 852 pesquisados têm perfil no Facebook e foram identificados pelas empresas de cobrança, o que corresponde a 72% do total da amostra. Esses dados abrem uma discussão sobre a utilização das Redes Sociais na busca, cobrança e negociação com devedores, até que ponto é ético se operar esses procedimentos através desses canais de comunicação da web. Além de ilegal, segundo o IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e do CDC – Código de Defesa do Consumidor, é extremamente imoral e antiético. É imoral, porque a estratégia de cobrança é equivocada em função de apenas querer recuperar o crédito dentro de um padrão que não leva em consideração o evento acontecido.
É antiético porque, ao constranger a pessoa “inadimplente” criamos seres humanos piores e ainda não recuperamos o crédito perdido”, opina o filósofo e professor de Ética do MBA da Fundace, Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia e sócio e consultor da Aprendendo@Pensar, empresa especializada em Educação Corporativa, Francisco Assis Santos.
O uso do Facebook para a identificação de inadimplentes pode estar atrelado ao alto índice de participação dessa ferramenta online no cotidiano do Brasil e consequentemente das empresas que formam o mercado financeiro no País. “O Brasil liderou o crescimento no número de usuários do Facebook no segundo trimestre de 2012: no período de junho de 2011 para junho de 2012 teve um crescimento de 146% de usuários ativos. O Brasil também representou o principal crescimento de usuários móveis – por celulares e tablets – do Facebook. No mundo, 60% do acesso ao site é feito por celulares e Smartphones. Hoje, o Brasil é o 2º maior país no Facebook, com 60,66 milhões de usuários”, enumera, Tatiana Pomar, autora do estudo do Instituto GEOC em parceria com a ACREFI e Gerente comercial da J.A. Rezende.
Com o foco nesses dados, o portal Crédito e Cobrança traz um especial que fala sobre a utilização das redes sociais para a localização e cobrança de devedores. Através de exclusivos depoimentos de especialistas na área o tópico é discutido com as suas diferentes variáveis.
Participe da nossa enquete e dê sua opinião no fórum da ClienteSA no LinkedIn.
—————
Confira as matérias produzidas pelo Portal Crédito e Cobrança sobre o tema:
—————
Confira as matérias produzidas pelo Portal Crédito e Cobrança sobre o tema:
Cobrança nas Redes Sociais
Com o crescimento das redes sociais, as estratégias de cobrança avançam para esse campo
Com o crescimento das redes sociais, as estratégias de cobrança avançam para esse campo
Perspectivas da web para o crédito
Dados mostram que a utilização das Redes Sociais cresce no Brasil e há uma tendência para a cobrança através dessas ferramentas
Dados mostram que a utilização das Redes Sociais cresce no Brasil e há uma tendência para a cobrança através dessas ferramentas
A gestão da cobrança na web
Especialista fala sobre o gerenciamento das Redes Sociais a partir da interação, localização e negociação efetiva com inadimplentes
Especialista fala sobre o gerenciamento das Redes Sociais a partir da interação, localização e negociação efetiva com inadimplentes